Papo de Mãe
» PATERNIDADE

Pais em ação por um mundo mais inclusivo

Programa Inclua Mundo abrange o universo paterno, com histórias que envolvem pais e priorizam a inclusão

Inclua Mundo* Publicado em 13/08/2021, às 07h00

O programa Inclua Mundo vai ao ar no Canal Papo de Mãe
O programa Inclua Mundo vai ao ar no Canal Papo de Mãe

Agosto é o mês dos pais. E a descoberta da paternidade acontece em circunstâncias diferentes. Seja ao lado de alguém ou sozinho, pai é aquele que cuida, nutre, chora e ri junto com os filhos. Para alguns a paternidade vem com um desafio a mais e faz com que a luta por uma vida melhor não fique apenas para os seus filhos, mas para a sociedade.

Neste episódio especial sobre a paternidade, o programa Inclua Mundo traz três histórias: Francisco Paiva, Alexandre Calazans e Carlos Duprat, que juntos vão nos mostrar como suas vidas foram transformadas com o surgimento da paternidade.

Alexandre aprendeu com o nascimento do seu primeiro filho Chico, o que era a síndrome de Down: “O Chico nasceu com uma cardiopatia congênita. Tivemos um pré-parto bem intenso. Ele nasceu meio “tem que nascer” e deu tudo certo, não precisou operar quando nasceu, operou o coração só com 4 meses de idade. E a paternidade nasceu no dia 22 de fevereiro junto com ele.”

Veja também

Para Francisco Paiva, pai do Giovani e da Samanta, enxergar a paternidade como uma participação conjunta tornou mais significativo o seu papel: “Eu acho que os homens estão ficando mais conscientes e parando com essa história de ajudar alguém que é responsável por algo. Não. Ambos são responsáveis por algo, então ninguém está ajudando ninguém. Os dois ali estão participando.”

Para Carlos Duprat, a amizade com os filhos é fundamental: “Eu sou muito presente, sou amigo dos meus filhos e explico a diferença. Muito mais do que amigo eu sou pai, então mais que participar das alegrias, ou das tristezas deles, eu estou aqui pra ensinar e dar rumo na vida deles”.

Veja o episódio completo e seja bem-vindo ao Inclua Mundo!

*Inclua Mundo é produzido pela ONG Nosso Olhar

Inclua MundoInclusão