Papo de Mãe
» GRAVIDEZ

Ovodoação: a doação de óvulos

Gustavo Kröger fala em vídeo sobre a doação de óvulos para mulheres que não conseguem engravidar

Redação Papo de Mãe Publicado em 02/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h23

A ovodoação é  uma possibilidade de a mulher engravidar com óvulos doados, principalmente mulheres mais velhas que perdem a quantidade de óvulos ao longo da vida
A ovodoação é  uma possibilidade de a mulher engravidar com óvulos doados, principalmente mulheres mais velhas que perdem a quantidade de óvulos ao longo da vida

A ovodoação é uma possibilidade de a mulher engravidar com óvulos doados, principalmente mulheres mais velhas que perdem a quantidade de óvulos ao longo da vida. Mas como funciona? Quais são as chances? No que isso implica?

O ginecologista, obstetra e especialista em medicina reprodutiva, Gustavo Kröger, afirma que a qualidade e a quantidade dos óvulos diminui com o passar dos anos. Porém, o médico diz que a doação de óvulos também pode ajudar mulheres jovens que não conseguem engravidar por ter problemas ligados à ovulação.

Veja também:

A não ser que a mulher tenha congelado óvulos quando mais jovem, o Dr. Gustavo Kröger explica que após os 43 anos de idade fica mais difícil engravidar com o próprio óvulo (chance de apenas 3% de maneira natural), mesmo com métodos mais complexos, como a fertilização in vitro.

No Brasil é proibido vender e comprar óvulos e a doação deve ser anônima, não pode ser de pessoa conhecida. É feita a fertilização in vitro (fora do corpo da mulher) e então realizada a colocação do embrião na mulher para o desenvolvimento da gravidez.

É possível escolher óvulo de uma pessoa que tenha características físicas parecidas com aquela do casal que quer engravidar, como cor de cabelo, da pele, dos olhos, altura, peso e tipo sanguíneo.

Quando a gente fala de genética fenotípica, dos 30.000 genes, menos de 1% são relacionados a essas características. A questão de o filho ser parecido ou não depende da criação." (Dr. Gustavo Kröger)

O ginecologista afirma que os genes são ativados durante a gestação da mãe e também do ambiente em que a criança vai viver. 

Confira os detalhes no vídeo que o Dr.Gustavo Kröger gravou especialmente para o Papo de Mãe:

@dr.gustavokroger

Gustavo KrögerTentando EngravidarVídeos