Papo de Mãe
» GRAVIDEZ

Os cuidados com a pele na gravidez

A cosmetologista Juliana Melo preparou algumas dicas de cuidados com a pele para este momento tão especial na vida da mulher e que requer muitos cuidados

Juliana Melo* Publicado em 04/11/2021, às 09h13

A grávida precisa cuidar da pele
A grávida precisa cuidar da pele

A Gravidez é um momento único e mágico na vida de uma mulher. Saber que o seu ventre gera uma vida ficará para sempre na memória das mamães, desde a confirmação da gravidez ao dar à luz ao ser mais precioso da sua vida, daquele momento até o infinito.

Na gestação nem tudo são flores, várias alterações hormonais ocorrem neste período, modificando a nossa pele, que precisará de uma atenção extra e muitos cuidados ao escolher os produtos ideais para este momento, devido às restrições com alguns tipos de ácidos e produtos da cosmética convencionais.

Durante a gravidez, é preciso ter um grande cuidado com a sua rotina de Skincare (cuidados com a pele), já que muitos procedimentos, produtos e dermocosméticos podem prejudicar a saúde do bebê, pois quando aplicados na pele, podem ser absorvidos a ponto de circularem na corrente sanguínea, o que pode chegar ao feto. Estamos aqui para ajudar as futuras mamães sobre qual tipo de produto elas podem ou não usar e quais as principais necessidades que a pele do rosto necessita durante este período.

Assista ao Papo de Mãe sobre a pele da grávida

As mulheres acabam se preocupando ainda mais com toda a sua cadeia de cuidados diários, durante seu período de gravidez e amamentação, sobre quais produtos podem ou não utilizar. 

Antioxidar a pele é de extrema necessidade, pois irá prevenir o envelhecimento precoce e a flacidez da face. Ao optar por antioxidantes com Vitamina C, que é totalmente seguro na gestação, a mesma irá agir com a ação antioxidante e ajudará a clarear a pele, tornando-a mais uniforme. Durante a gravidez, há uma elevação dos níveis de estrógeno e progesterona, que favorecem a hiperpigmentação da pele, por este motivo o uso do protetor solar é indispensável. A vitamina C, quando associada ao protetor solar, irá potencializar a ação dele.

Os ácidos dos dermocosméticos são grandes vilões para grávidas e lactantes, por este motivo é necessário uma grande atenção ao utilizá-los em sua rotina de cuidados com a pele durante este momento. Os ácidos mais facilmente encontrados e que devem ser evitados são retinóico, salicílico, mandélico, glicólico e a uréia, pois podem descamar a cutis, expondo a pele mais sensível e já com tendência a manchas, além de penetrarem na corrente sanguínea e serem prejudiciais ao feto.

Já o ácido hialurônico pode ser utilizado sem problemas na gestação, pois é um ativo hidratante, capaz de melhorar a qualidade do colágeno, recuperando a elasticidade e firmeza da pele, pois preenche os espaços entre as células. Como resultado, reduz rugas e linhas de expressões.

Veja também

A niacinamida é um outro coringa queridinho, quando falamos em dermocosméticos na gravidez e durante a amamentação, pois auxilia na hidratação, na atenuação de manchas e, ainda, age contra as indesejáveis acnes, capaz de hidratar e controlar a oleosidade da face. Além de ser segura na gestação, a niacinamida (Vitamina B3), auxiliará na proteção contra os raios UV, juntamente com o protetor solar.

Um fato bastante recorrente durante a gravidez é o inchaço da face, devido ao acúmulo de líquido e toxinas, provocando assim uma expressão abatida e carregada. Apesar de ser praticamente inevitável, o inchaço pode ser atenuado através da massagem facial, pois estimula a circulação sanguínea da pele e descongestiona os líquidos presentes em seus canais linfáticos. Para a massagem facial é bastante recomendado o uso de Guá-sha e Roller, que possuem o formato ideal para o rosto, até mesmo nas menores regiões. Outros dois passos importantes nos cuidados e que são liberados para as gestantes são o uso do esfoliante e das máscaras de argilas, estes não possuem quaisquer restrições, mas vale ressaltar que devem ser realizados no máximo duas vezes durante a semana, para evitar o efeito rebote.

Lembramos que independentemente de gestação, é necessário sempre optar por produtos seguros, sem toxinas e livres de químicas nocivas. Vamos embarcar nesta nova descoberta?

Abaixo preparamos uma rotina de cuidados com a pele completa para as futuras mamães

  1. Molhar o rosto com água corrente, passar o sabonete, até formar uma espuma, aplicar no rosto em movimentos circulares e suaves, em seguida enxágue.
  2. Com o rosto limpo, mas ainda úmido, aplique o esfoliante com as pontas dos dedos em movimentos circulares e suaves. (Utilizar 1 a 2 vezes por semana).
  3. Aplicar a quantidade equivalente ao tamanho de uma moeda de 1 real da máscara de argila, evitando o contato com os olhos e os lábios e deixar agir por 15 minutos, não deixando secar totalmente. (Utilizar 1 a 2 vezes por semana).
  4. Aplicar 3 a 4 gotinhas do sérum na face e espalhar do centro para fora.
  5. Aplicar a quantidade equivalente a 2 ervilhas do creme hidratante na face do centro para fora.

Após finalizar a sua rotina de cuidados com a pele não esqueça de utilizar o protetor solar de sua preferência, no mínimo FPS 30.

JULIANA MELO
Juliana Melo

*Juliana Melo é cosmetologista, criadora e sócia-proprietária da marca de cosméticos naturais e veganos DE LA TERRE , que nasceu junto com o seu momento de gestação.

ColunistasGravidez