Papo de Mãe

ORÇAMENTO DOMÉSTICO: Por que é fundamental a elaboração de um orçamento doméstico?

pmadmin Publicado em 13/05/2013, às 00h00 - Atualizado em 19/09/2014, às 19h25

Imagem ORÇAMENTO DOMÉSTICO: Por que é fundamental a elaboração de um orçamento doméstico?
13 de maio de 2013


Fonte: Procon-SPA elaboração do orçamento doméstico nem sempre é uma tarefa fácil. Definir quais são as suas necessidades e planejar todos os gastos, considerando sempre a renda disponível, é uma forma para começar a ter um maior controle de seu dinheiro e economizar. Por que é fundamental a elaboração de um orçamento doméstico?

Essencialmente, para administrarmos as finanças, controlando os gastos e planejando compras. Na prática, ajuda nosso dinheiro não acabar antes do mês. 
Como surgem as dívidas? Situações inesperadas como doenças, óbitos, separações, desempregos (os chamados “imprevistos”), normalmente geram dívidas. Devemos considerar a possibilidade destas ocorrências, já que muitas são comuns a todos, e nos organizar, mantendo uma reserva financeira. Comportamentos inadequados como compras por impulso, utilização frequente do limite do cheque especial, muitos gastos com cartão de crédito e pequenas despesas não consideradas também são origem da maioria das dívidas. A fim de ajudar os consumidores a planejarem seus orçamentos domésticos, o Procon – SP elaborou uma cartilha com várias dicas que servem como referência na hora de economizar. Você pode conferir a cartilha clicando AQUI.

Papo de Mãe sobre Orçamento Doméstico, exibido em 12.05.13.





Diversos