Papo de Mãe
» PRIMEIRA INFÂNCIA

Onde estavam as crianças na COP26

Faltou a COP26, em Glasgow, olhar para as crianças? Veja a análise de Danilo Farias e JP Amaral, do Instituto Alana

Danilo Farias e JP Amaral* Publicado em 14/12/2021, às 10h08

Cop 26 - Foto: Ana Castro
Cop 26 - Foto: Ana Castro

Em meio às longas filas no frio de Glasgow, passando pelos apertados corredores dos pavilhões e sem acesso às plenárias, ficou a indagação de como a COP26, a conferência do clima, poderia ser ambiciosa também no olhar para as crianças. Apesar de as crianças serem as mais gravemente afetadas pelos impactos das mudanças climáticas, não foram dos negociadores e suas metas que vieram as demandas mais contundentes a respeito delas. Vieram da sociedade.

Sob o lema “menos emissões, mais ambições”, esperava-se que, após duas semanas de negociações, sairíamos com um acordo que nos levasse a um futuro climático seguro para nós e para nossas crianças, garantindo que a temperatura não se eleve para além de 1,5°C. Entretanto, o resultado final foi aquém do que precisamos para reverter e remediar a emergência climática que já está batendo na porta das casas das famílias, em especial das mais vulneráveis em todo o mundo.

cop26
Foto de JP Amaral na COP26

Houve avanços. Contamos com um compromisso pelo fim do desmatamento e pela redução em 30% do metano até 2030, ambos assinados pelo Brasil, além dos Estados Unidos, União Européia e Canadá. Tais acordos são especialmente relevantes para o contexto nacional, uma vez que o desmatamento, as queimadas e a agropecuária são as principais fontes de emissões de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos em nosso país. Vale ressaltar, entretanto, que a atual política do Governo Federal vai na contramão dessas medidas, com o congelamento e redução de orçamentos para programas estruturais de combate a queimadas, o que resultou, entre outras consequências, em cerca de 5.000 crianças hospitalizadas por mês no pico de incêndios de 2019. O Instituto Alana, por meio do programa Criança e Natureza, denunciou ao Ministério Público tal descaso, pedindo que sejam retomados esses programas, como o PrevFogo, SISAM e VIGIAR, e agora aguarda decisão do Procurador Geral da República, Augusto Aras.

Assista entrevista com Laís Fleury, do Instituto Alana

Contamos, ainda, com uma declaração que visa garantir veículos 100% zero emissões até 2040. O Brasil não assinou (apenas as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo) e sofre atualmente pressões da indústria automobilística para adiar o prazo de adoção de tecnologias mais limpas (Proconve-8). A Coalizão Respirar vem continuamente tentando manter o prazo atual. Estudos apontam que o atraso no início da implementação dos novos padrões de controle de emissões poderá resultar em 2.500 mortes prematuras ao ano, sendo as crianças mais vulneráveis a tais emissões.

No âmbito das negociações oficiais dos países, por um lado, celebramos a conclusão do regulamento do Acordo de Paris. Por outro, deixamos a desejar na ambição em metas nacionais (as NDCs), incluindo as do Brasil, e teremos de aguardar para ver se algum avanço virá da COP27. Falhamos em ter um acordo mais robusto de financiamento para os países que já estão sofrendo as “perdas e danos” provocados por desastres climáticos. Vale dizer que mais de 1 bilhão de crianças no mundo já estão expostas a tais impactos e vivenciarão o dobro de queimadas, até três vezes mais secas e inundações, e sete vezes mais ondas de calor que as gerações atuais.

Também recuamos no rompimento da dependência do carvão e dos combustíveis fósseis como fonte de energia, passando a um olhar de “redução gradual” e limitando-nos a “subsídios ineficientes” de tais fósseis. Com articulações dos maiores emissores em salas fechadas e com pouco acesso da sociedade civil, tal retrocesso vai na contramão das vozes que clamaram por justiça climática, entre elas a maior mobilização de famílias pelo clima, que apresentaram uma carta ao presidente da COP, Alok Sharma, pedindo o fim de novos investimentos em combustíveis fósseis.

Veja também

Lembremos que essa COP já tinha um ano de atraso. Não há desculpa para empurrarmos por mais tempo decisões que precisam ser tomadas. A pandemia, apesar de ter impactado as negociações, foi constantemente lembrada em discursos sobre como podemos chegar a soluções globais para combater uma crise emergente. As lágrimas de Mary Robinson e Alok Sharma, ou as fotos que alguns delegados mostraram de seus netos, não foram suficientes para sensibilizar as lideranças globais. Muito menos foram os dados.

O Instituto Alana tem por missão de honrar a criança e garantir seu direito constitucional a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, com absoluta prioridade, expresso nos artigos 225 e 227 de nossa Constituição Federal. Acreditamos que, como apresentará a 2a temporada da minisérie Aruanas, não podemos mais depender de petróleo como fonte de energia em um país com tantas fontes renováveis e socialmente mais inclusivas. Acreditamos que defender as crianças indígenas e seus territórios é fundamental, tanto para cuidarmos delas, que são as mais vulneráveis, quanto para garantir a floresta em pé, com tecnologias e técnicas de valorização da biodiversidade, como propõe o prêmio Alana XPrize Rainforest.

Nas palavras de Mary Robinson, em seu livro recém-lançado: “o que estamos vivendo é apenas um trailer de um longo filme a que já começamos a assistir. E o nome do filme é mudança climática.” Apesar de alguns avanços, a COP26 foi a mais excludente de todas, e deixa o dever de casa de seguir buscando espaços para maior ambição para garantir um futuro climático seguro para nossas crianças, inclusive proporcionando espaços legítimos de escuta e participação para elas, que não são as gerações futuras, mas as gerações atuais - e as mais impactadas pela crise climática.

jp amaral
Danilo Farias

danilo
JP Amaral

*Danilo Farias é advogado do Instituto Alana e o JP Amaral é coordenador do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana.

ColunistasCriança