Papo de Mãe
» OSCAR 2022

O poder das palavras e da gestão de emoções: o Oscar 2022

A linha tênue das piadinhas sobre as pessoas, a vulnerabilidade emocional de todos nós e o autocontrole dos adultos ao usarem as palavras

Stella Azulay* Publicado em 28/03/2022, às 16h25

Stella Azulay é colunista do Papo de Mãe
Stella Azulay é colunista do Papo de Mãe
Vivemos numa era onde tudo vira meme, piadas viralizam com imagens das pessoas, e por aí vai. Esse tipo de situação pode acontecer também em encontros de amigos e família. Aquela piadinha de mal gosto que cai mal pra quem foi a vítima, que magoa, que vem com um tom de crítica pesada embutida.
Nessa era onde todos nós, famosos ou não, ricos ou não, estamos ainda mais sensíveis, mais carentes, as palavras têm um poder muito grande, tanto de construir quanto de destruir. Por outro lado, nós adultos precisamos aprender cada vez mais a gerir nossas emoções.

Assista ao vídeo completo da colunista Stella Azulay

A gestão de emoções é algo crucial para sobrevivermos nesse mundo agressivo, competitivo e que expõe, a todo tempo, as nossas fraquezas. Principalmente, as pessoas que estão em evidência e que influenciam as outras, as quais precisam redobrar os seus cuidados. Quando me refiro a esses perfis, estou falando desde líderes em empresas, até mesmo pais em suas casas.
Hoje em dia, precisamos, mais que nunca, medir as nossas palavras. Elas precisam ser usadas com muita sabedoria, inteligência, o que inclui para fazer críticas. As críticas são saudáveis e necessárias, mas precisam de ponderação. 

Veja também:

Por outro lado, quando somos alvo dessas piadas ou críticas, precisamos usar de inteligência emocional ao reagirmos àquilo que nos desagrada. Certamente, piadinhas de mal gosto e agressividade não são saudáveis se buscamos construir um mundo melhor.
Fica aqui registrada minha mensagem para vocês e para mim mesma.
*Stella Azulay é educadora parental, diretora da Escola de Pais XD e Escola de Adolescentes XD.

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

ColunistasStella Azulay