Papo de Mãe
» DENÚNCIA

O Papo de Mãe mostra três programas sobre violência obstétrica

Você conhece alguém que sofreu maus-tratos na hora do parto? Sabe como se prevenir? A mulheres negras são as mais afetadas pela violência obstétrica

Roberta Manreza* Publicado em 14/12/2021, às 11h17

Uma em cada quatro brasileiras diz ter sofrido abuso no parto
Uma em cada quatro brasileiras diz ter sofrido abuso no parto

Neste Papo de Mãe vamos falar sobre violência obstétrica, você já ouviu falar disso? O termo começou a ficar mais popular quando algumas mulheres passaram a denunciar maus-tratos que haviam sofrido na hora do parto. A ginecologista e obstetra Mariana Camargo vai explicar quais são essas agressões. Uma em cada quatro brasileiras diz ter sofrido abuso no parto, segundo a pesquisa Nascer no Brasil, coordenada pela Fiocruz . Um tema difícil, mas necessário, para conscientizar pacientes e profissionais. A mamãe Bárbara, que tem uma filha de dois anos, foi vítima de violência obstétrica e também participa do programa para contar o que aconteceu com ela. A Dra. Mariana também responde dúvida de telespectador.

Você sabia que a maioria das vítimas de violência obstétrica são as mulheres negras?

Há um levantamento que aponta que as maiores vítimas de violência obstétrica são as mulheres negras. Neste Papo de Mãe, vamos conversar sobre racismo e maternidade com a socióloga Najara Costa e com a Rafaela Nunes.

 A Rafaela tem 21 anos e é mãe do Giovanni, de 4 anos. Ela foi mãe adolescente, quando tinha 15 anos, e sofreu violência obstétrica. Recebemos também a ginecologista Ligia Rodrigues, que fala de algumas dificuldades que enfrentou em sua carreira profissional. E tem a participação ainda da TV Aperipê de Aracaju em uma reportagem sobre o tema.

Saiba o que é a violência obstétrica e como se prevenir disso. Quem explica é a ginecologista e obstetra Ligia Santos.

Veja também: 

*Roberta Manreza é repórter do Papo de Mãe. 

Direitos da mulherO Parto