Papo de Mãe
» INCLUSÃO

O Menino Maluquinho e seus novos amigos ensinam sobre inclusão e diversidade

Projeto da ONG Nosso Olhar em parceria com a Ziraldo Artes Produções traz o personagem icônico de Ziraldo com histórias de Manuel Filho

Inclua Mundo* Publicado em 06/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 19h27

Inclua Mundo vai ao ar no Canal Papo de Mãe
Inclua Mundo vai ao ar no Canal Papo de Mãe

O contato com o universo da literatura desde cedo é fundamental para estimular o aprendizado. A leitura contribui para o desenvolvimento da imaginação, do vocabulário, auxilia na concentração e permite que a criança saiba lidar com sentimentos, como a empatia, quando ela aprende a se colocar no lugar do outro.

No programa Inclua Mundo desta semana, no Canal Papo de Mãe, é possível mergulhar em um projeto divertido que traz histórias com uma abordagem focada na diversidade e na inclusão. O personagem mais famoso de Ziraldo viverá novas aventuras ao lado de Chico, um garoto com síndrome de Down, e suas irmãs Maria Clara e Maria Antonia, que integram a turma do Menino Maluquinho nas nove cartilhas distribuídas gratuitamente. Juntos, eles levam muita animação e informação a leitores de todas as idades.

Além de abordar temas como deficiência, inclusão e diversidade, as cartilhas ensinam sobre empatia, alimentação saudável, atividade física, sustentabilidade, entre outros temas de grande importância no desenvolvimento da criança.

Veja também:

O projeto é uma parceria da ONG Nosso Olhar, fundada por Thaissa Alvarenga, com a Ziraldo Artes Produções. As histórias são do escritor Manuel Filho, autor de “MMMMM, Mônica e Menino Maluquinho na Montanha”, o primeiro livro que uniu as turmas da Mônica e do Menino Maluquinho, ilustrado por Ziraldo e Maurício de Sousa.

No programa, você fica sabendo mais sobre a concepção do projeto e sua trajetória até o lançamento da cartilha, que ocorreu em 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down. Participam do episódio Inês Kisil, Gerente Executiva de Educação do Instituto Ayrton Senna, e a educadora Rebeca Castiglione, que colaboram para um debate sobre a importância da literatura como instrumento de informação sobre a real inclusão nas escolas e para toda a sociedade.

Assista aqui ao Programa Inclua Mundo

*Inclua Mundo é um programa do Canal Papo de Mãe em parceria com a ONG Nosso Olhar, de Thaissa Alvarenga

ColunistasInclua MundoInclusãoVídeos