Papo de Mãe
» NOVELEIRAS

O destino de Madeleine

Renata Kotscho, colunista, fala sobre a morte da personagem Madeleine na novela Pantanal

Renata Kotscho* Publicado em 27/05/2022, às 11h00

Madaleine (Bruna Linzmeyer), na primeira fase da novela Pantanal - Foto: reprodução/ TV Globo
Madaleine (Bruna Linzmeyer), na primeira fase da novela Pantanal - Foto: reprodução/ TV Globo

Eu gostava de como a Filó chamava, Dona Madalena. 

A loiraça belzebu de Pantanal, foi apresentada ao público nessa nova versão da novela dançando Kátia Flávia e provocando o sempre sem sal, doctor Gus. Estavam os dois em uma festa que bombava em luzes coloridas em um apartamento na zona sul carioca com vista para o mar.

Depois da festa de arromba nos deliciosos anos 90 (pra quem soube aproveitar, é claro), os amigos da geração carioca dourada foram jantar num restaurante grã fino desses para a high society ver e ser vista. Foi lá que Madeleine com seus cachos todos jogados para um lado, como gritava a moda da época, trocou olhares com o peão pantaneiro José Leônico.

Quem nunca se perdeu por um olhar bem trocado está vivendo errado, mas novela os pombinhos, como diz o meme, escalaram bem rápido:

Madeleine se convidou para sentar na mesa do peão, tomaram duas garrafas de vinho, saíram do restaurante direto para o hotel do peão onde ele tirou a virgindade da moça, no dia seguinte ele pediu a mão dela em casamento, casaram-se e no dia seguinte o peão levou a burguesinha para o Pantanar e tratou de rapidamente emprenhar a moça.

Abandonou a mulher durante boa parte da gravidez, não estava presente no parto que foi assistido pela sua rival, e quando José Leôncio chegou em casa, o chucro ainda tirou o recém-nascido dos braços da mãe para dar um rolê de cavalo na madrugada.

Depois de tanto perrengue, Dona Madalena decide pedir as contas e ajuda para a sua família, que escala doctor Gus para ir resgatá-la. A ideia da burguesinha era que o seu marido viria atrás dela implorando para ela voltar nos braços do povo e conferindo uma série de regalias, que ela bem que merecia, afinal era ou não era a esposa do Rei do Gado?

Mas o turrão, cidadão de bem, que confunde orgulho ferido com vergonha na cara, do peão nunca foi buscar a princesa que fez coroar e que andava nua pelo Pantanar. Pelo contrário, ele ainda fez questão de faturar a cunhadinha ruiva e sonsa, Talairma.

Parênteses aqui, Deus tem seus preferidos, né? Irma no caso. A ruiva não só pegou só a parte boa do cunhadinho, um rala e rola na prainha, como de volta ao Pantanar, agora vai se engraçar com o cramulhão? Tá de parabéns a sonsa.

Bom, aí quando Dona Madeleine descobre que foi passada para trás pela própria irmã santinha que ela tinha como anjo da guarda, ela resolve voltar ao Pantanal e morre em queda de avião devorada pelas piranhas? O autor devia odiar a sua personagem.

Veja também

Tá certo que Madeleine era odiável mesmo. De burguesinha carioca mimada nos anos 90 vivida pela Bruna Linzmeyer, que não precisa nem se esforçar para parecer insuportável para a digital influencer no Insta, interpretada pela Karine Teles que pegou absolutamente todos os trejeitos da Bruna. Chega a ser assustador como o envelhecimento da personagem foi convincente.

Eu fiquei triste quando a Madeleine morreu na primeira versão de Pantanal, a atriz que fazia o papel, Ítala Nandi tinha outros compromissos profissionais e o autor Benedito Ruy Barbosa teve que matar a personagem. O autor da nova versão, Bruno Luperi, neto de Benedito, optou por manter a história fiel à primeira versão. 

A cena da morte da personagem insuportável mais querida do Brasil foi um primor técnico e de interpretação. Fechou lindamente o ciclo da Dona Madalena, apesar da tragédia.

não, e vocês?

renata kotscho
Renata Kotscho

*Renata Kotscho é noveleira e fofoqueira te convida para assistir e fofocar sobre Pantanal. Tem 3 filhas adolescentes.

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

ColunistasRenata Kotscho