Papo de Mãe
» SAÚDE INFANTIL

O Cansaço do Coração da Criança

Saiba quando é importante checar como está o coração da criança

Edmo Atique Gabriel* Publicado em 16/12/2021, às 06h00

O cansaço excessivo da criança deve ser sinal de alerta
O cansaço excessivo da criança deve ser sinal de alerta

Qualquer músculo do corpo humano pode apresentar estado de fadiga e isso ocorre frequentemente quando o trabalho deste músculo é excessivo e extenuante. As pessoas acabam se queixando de um espasmo do músculo, ou seja, aquilo que conhecemos como câimbra. São muito bem fundamentadas as câimbras do bíceps, tríceps, músculos das coxas e panturrilhas, após uma corrida extenuante, partidas de futebol desgastantes etc.

Ora, se os músculos podem entrar neste estado de fadiga, nosso coração, cujo arcabouço principal nada mais é que um músculo, notadamente conhecido como miocárdio, também poderia extenuar? Câimbra do coração??

Para esclarecer esta controvérsia, alguns fatos, de cunho médico, são dignos de nota. Primeiramente, o miocárdio consiste em um agregado de fibras musculares, dispostas de tal forma que o trabalho cardíaco se traduz por batimentos propulsivos, contínuos e persistentes desde a fase de concepção no útero materno até os últimos estertores de vida biológica. Estes batimentos são, na verdade, contrações do miocárdioena, para bombeamento do sangue a todos os segmentos corpóreos.

Assista ao Papo de Mãe

Em segundo lugar, vale destacar que o miocárdio não é um músculo convencional; ao contrário, é dotado de algumas particularidades como - apresenta células condutoras de impulsos elétricos e apresenta dois ciclos perfeitamente harmônicos entre si: sístole quando contrai e diástole quando relaxa.

Intrigantemente, nosso coração pode se cansar de forma aguda e muitas vezes irreversível ou pode ir gradativamente se cansando e perdendo suas forças e, neste último caso, pode-se reverter o quadro ou também muitas vezes é o fim da linha.

O infarto agudo do miocárdio é o exemplo clássico do que se depreende como coração cansado de forma aguda. No caso das crianças, dificilmente um infarto ocorrerá em decorrência do entupimento das artérias, mas provavelmente por uma má formação destas artérias, como alguma tortuosidade excessiva ou alguma área de estreitamento.

Veja também

O coração cansado de forma crônica significa um estado de insuficiência cardíaca, com histórico de longa data, de caráter progressivo e insidioso. A insuficiência cardíaca se contextualiza muito bem quando a criança tem histórico de várias ocorrências que afetam a estabilidade do coração, como “reumatismo” das válvulas cardíacas, arritmias cardíacas e defeitos estruturais. Todas estas situações convergem para um desfecho clínico, caracterizado por limitação física, muita falta de ar, inchaço nas pernas, distensão abdominal, redução do fluxo urinário, alterações cognitivas e de memória, retenção excessiva de líquidos e, o mais marcante, a necessidade de utilizar grande quantidade de medicamentos em doses geralmente elevadas.

Considerando que o coração cansado, seja na forma aguda ou crônica, produz limitação e restrição na vida e desenvolvimento de uma criança , faz-se imperiosa a prevenção. E a prevenção se fundamenta em duas frentes de conduta: adotar hábitos salutares de vida e acompanhamento periódico com cardiologista. No tocante aos hábitos salutares de vida, destacam-se alimentação orientada por um especialista, estimular os movimentos e não consumir drogas ilícitas. Na rotina cardiológica, exames como o ecocardiograma são essenciais para diagnóstico, orientação terapêutica e, sobretudo, para prevenção do "coração cansado" nas crianças.

EDMO
O médico Edmo Atique Gabriel

*Dr. Edmo Atique Gabriel é cardiologista, cirurgião cardio vascular e nutrólogo. @edmoagabriel

ColunistasEdmo Atique Gabriel