Papo de Mãe

Novembro, Natal chegando…  

Roberta Manreza Publicado em 04/11/2014, às 00h00 - Atualizado às 17h33

Imagem Novembro, Natal chegando…   
4 de novembro de 2014


O mês de novembro não nos deixa esquecer, o final do ano se aproxima e a magia do Natal também.

Por Roberta Manreza*

Será que a gente passa o espírito natalino de mãe para filha? No meu caso, acho que sim! Eu gosto tanto de Natal que a Juliana, minha filha de 11 anos, também adora essa época do ano. Eu costumo brincar com ela e pergunto:

– Juju, você acredita em Papai Noel?

Ela não responde e dá risada. Bom, aí eu trato de responder rapidinho:

– Eu acredito sim! Eu acredito em Papai Noel e em todas as coisas boas que o Natal traz!

fotografia (5)

Novembro anuncia que as festas natalinas estão chegando. O comércio se enfeita para aquecer as vendas, mas vamos deixar a questão comercial de lado. As pessoas já começam a pensar na data e a se programar para reunir a família e celebrar. E o início disso tudo se dá com a montagem da árvore de Natal. E nada mais gostoso do que incluir as crianças nesta deliciosa tarefa de decorar a árvore. Um bom momento para elas aprenderem sobre a importância desta festa que não é só o presente que o Papai Noel dá.

A árvore de Natal simboliza, segundo a tradição da Igreja Católica, a vida. Durante o Natal, no Hemisfério Norte, todas as árvores perdem as folhas, com exceção do pinheiro. Por isso, a árvore se tornou símbolo da vida. De acordo com a CNBB, Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, a árvore deve começar a ser montada no dia de 30 de novembro, quando se inicia o tempo do advento para a Igreja.

Dia 25 de dezembro é comemorado o nascimento de Jesus Cristo, mas independentemente da religião, o Natal é uma festa marcada pelos sentimentos de Paz, Amor, Fraternidade e Esperança. O famoso espírito natalino que parece transformar as pessoas. Uma magia natalina que contagia.

A gente corre tanto o ano inteiro, que o Natal é época de parar e se dedicar à família, aos amigos. É tempo de se doar, de fazer o bem, de passar ensinamentos, de refletir sobre o verdadeiro sentido do Natal. O bom velhinho traz e passa tudo isso. Alguém duvida? Pergunte a qualquer criança, ou adulto também.

fotografia (4)

* Roberta Manreza é mãe, jornalista, apresentadora do Programa Papo de Mãe e colunista do Portal Papo de Mãe. 

Dica: Assista ao Papo de Mãe sobre Natal, Fé e Esperança. 




Roberta Manreza