Papo de Mãe
Papo de Mãe

Moradia independente para pessoas com deficiência

Mariana Kotscho Publicado em 14/01/2021, às 00h00 - Atualizado em 19/01/2021, às 10h31

None
14 de janeiro de 2021


O Programa Inclua Mundo, no Canal do Papo de Mãe, mostra esta semana a importância da independência para pessoas com deficiência.

Por Papo de Mãe

A conquista da autonomia para pessoas com deficiência intelectual é um passo importante para toda a família.

Mariana, uma jovem com síndrome de down, se prepara para morar sozinha. Ela  é super independente e já  faz de tudo, dentro e fora de casa, sem depender de ninguém. A mãe dela conta que desde pequena ela foi estimulada a isso. Mariana inclusive faz viagens sem acompanhantes. E diz que “está na hora” de morar sozinha.

Mariana está inscrita num projeto que ainda está vindo para o Brasil, o de moradia independente para pessoas com deficiência. O Instituto JNG está trabalhando para tornar isso possível no Brasil. O programa  de moradia para pessoas com deficiência viverem com independência e autonomia já existe na Inglaterra. São prédios com apartamentos, construídos para este objetivo. A moradia tem uma equipe especializada para monitorar os moradores, de acordo com as necessidades de cada um. A jovem Mariana diz que é importante ter o apoio da família para “não sentir medo”.

A psicóloga Daniela Karmeli explica a necessidade e a importância da autonomia para o desenvolvimento de todas as pessoas, até para desenvolver “mais habilidades socioemocionais também”, ela diz.

Se inscreva no Youtube do Papo de Mãe para receber as nossas notificações e confira no canal os outros episódios do Inclua Mundo. Assista a reportagem completa com a Mariana, sobre moradia independente, que conta com tradução em libras:




Thaissa AlvarengaFamíliaHomeInclua MundoInclusãoAdolescenteJovemVídeos