Papo de Mãe

Mitos e verdades sobre a fertilidade

O Dr. Rodrigo da Rosa Filho, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana, responde algumas das questões mais frequentes sobre o que afeta ou não a fertilidade do homem e da mulher. 

Roberta Manreza Publicado em 15/04/2019, às 00h00 - Atualizado às 11h59

Imagem Mitos e verdades sobre a fertilidade
15 de abril de 2019


Dr. Rodrigo da Rosa Filho*, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana

Casais que pretendem ter filhos chegam ao consultório com muitas dúvidas.  O Dr. Rodrigo da Rosa Filho, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana, responde algumas das questões mais frequentes sobre o que afeta ou não a fertilidade do homem e da mulher.

  1. A mulher tem mais problema que o homem para engravidar.

Mito

As causas de infertilidade são bem distribuídas entre o casal, sendo que em 30% dos casos o fator é feminino e 30% é masculino. Em cerca de 30% dos casos os problemas podem ser tanto do homem quanto da mulher. O restante é desconhecido.

  1. A mulher tem mais dificuldade em engravidar a partir dos 35 anos. 

Verdade

Quanto mais idade a mulher tiver, menos chance ela tem de engravidar, já que os óvulos vão perdendo a quantidade e a qualidade com os passar dos anos. E com o passar da idade, maior é a chance de aborto e de bebês nascidos com síndromes cromossômicas.

Na fertilização in vitro, uma das técnicas utilizadas para quem tem dificuldades em engravidar, por exemplo, as chances de engravidar variam de 40% a 60% nas mulheres com até 35 anos. A taxa cai para 25% nas mulheres com 40 anos e para 10% com 42 anos.

Uma vida saudável, sem o consumo de álcool e cigarro, com uma alimentação adequada e prática de exercícios ajudam a aumentar as chances de gravidez, mas não rejuvenesce os óvulos.

  1. A alimentação influencia na fertilidade. 

Verdade

Uma alimentação adequada e balanceada pode elevar as chances de engravidar em até 40%. O casal deve incluir na dieta frutas frescas, vegetais, peixes, carnes magras, nozes, castanhas, azeite de oliva extravirgem, ovos e, preferencialmente, alimentos orgânicos.

Recomenda-se evitar carne vermelha, carboidratos simples como doces e farináceos, refrigerantes, derivados do leite e alimentos industrializados.

  1. Álcool, cigarro, drogas e anabolizantes afetam a produção dos hormônios femininos e masculinos e ocasionam a infertilidade

Verdade

Essas substâncias agem diretamente no cérebro, que está diretamente ligado às funções reprodutivas sexuais. Elas afetam a produção dos hormônios femininos e masculino levando a infertilidade. Há também alterações diretas nos ovários ou testículos ocasionadas pelo álcool ou cigarro.

Se o casal quer engravidar e um dos dois bebe, fuma, é usuário de drogas ou anabolizantes, é aconselhável que a utilização seja interrompida imediatamente. Com a suspensão, o corpo masculino pode voltar a produzir os espermatozoides e o feminino pode regularizar a menstruação – geralmente, o organismo volta ao normal após três a seis meses sem as substâncias. Caso, o quadro não se reverta, é preciso procurar ajuda profissional para avaliação e decidir qual o tratamento adequado.

  1. Café, refrigerantes de cola,chás e chocolates podem ocasionar aborto.

Verdade

Durante a gestação, o consumo excessivo da cafeína presente no café, nos refrigerantes de cola, chás, chocolates e algumas medicações aumenta as chances do bebê nascer prematuro e com peso abaixo do ideal e a mãe corre maior risco de aborto. Por outro lado, o consumo de até 2 xícaras de café por dia não apresenta riscos antes ou durante a gravidez. Os antioxidantes da cafeína ajudam a proteger as células, estimula o cérebro, mas em excesso é prejudicial à saúde da mãe e do bebê.

  1. O homem que fez vasectomia não poderá ter mais filhos.

Mito

Hoje em dia é possível realizar a cirurgia de reversão da vasectomia nos homens que desejam ter mais filhos. Outra opção é a fertilização in vitro com a retirada dos espermatozoides diretamente do epidídimo. É preciso levar em conta alguns fatores como o tempo da vasectomia e a idade da mulher. Quanto menor o tempo de realização da vasectomia, maior a taxa de sucesso da cirurgia de reversão. Se, por exemplo, o tempo for maior do que 10 anos, e a mulher tiver mais de 35 anos, a chance de engravidar começa a decair e a fertilização in vitro é indicada.

  1. Mulher que tem endometriose não pode engravidar

Mito

Quanto mais cedo for o diagnóstico da endometriose e o tratamento efetivo, a gestação espontânea é possível. Em alguns casos, o tratamento de fertilização in vitro é indicado para engravidar.

  1. Mulher com ovário policístico também não pode engravidar.

Mito

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é caracterizada por alterações hormonais. Ela  promove a ausência de ovulação, trazendo irregularidade nos ciclos menstruais e afeta de 6% a 10% das mulheres em idade reprodutiva, representando cerca de 30% dos casos de infertilidade conjugal. Porém, com tratamento adequado, é possível reverter o quadro para mulher voltar a ovular espontaneamente e engravidar. A inseminação artificial também pode ser uma opção nesses casos.

  1. O vírus da caxumba pode causar infertilidade. 

Verdade

As alterações na fertilidade ocorrem em 50% dos homens que contraem o vírus da caxumba. Os testículos podem atrofiar, reduzir e piorar a qualidade  da produção dos espermatozoides. As consequências podem ser desde alguma dificuldade reprodutiva até a total esterilidade.

Ao ser infectado pelo vírus da caxumba recomenda-se fazer um espermograma, exame que analisa a qualidade do sêmen. Se o exame detectar possíveis problemas é preciso procurar ajuda em uma clínica de fertilização assistida para a criopreservação do sêmen.

  1. Todo o tratamento de fertilização in vitro resultará em gestação múltipla.

Mito

Na fertilização in vitro costuma-se transferir mais de um embrião, aumentando a probabilidade de gravidez múltipla, porém não é obrigatório e pode ser transferido um único embrião. Mesmo nos casos de transferência de 2 ou mais embriões, a maioria das gestações geradas são únicas. O número de embriões transferidos varia de acordo com o caso, podendo ser no máximo dois em mulheres de até 35 anos, três embriões em mulheres dos 36 aos 39 anos, e até quatro nas acima de 39 anos. A taxa de sucesso varia de acordo com a idade da mulher e com as causas da infertilidade – e variam de 5% a até 60% por tentativa.

*Dr. Rodrigo da Rosa Filho

O médico Rodrigo da Rosa Filho é especialista em reprodução humana. Graduado em medicina pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM), Rodrigo é sócio fundador da Clínica de Reprodução Humana Mater Prime. É membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP), e colaborador do livro “Atlas de Reprodução Humana” da SBRH e autor do livro ” Ginecologia e Obstetrícia- Casos clínicos” (2013).



ColunistasHomeGravidezTentando Engravidar