Papo de Mãe

Metade dos professores candidatos no Brasil é mulher 

Mariana Kotscho Publicado em 15/11/2020, às 00h00 - Atualizado em 18/11/2020, às 18h28

Imagem Metade dos professores candidatos no Brasil é mulher 
15 de novembro de 2020


Por Raphael Preto Pereira.

O perfil do candidato professor no Brasil é mulher, negra e com ensino superior, como mostra um levantamento divulgado pelo site Quero Bolsa

Entre a categoria dos docentes,  as mulheres representam 50,7% dos candidatos. No geral, a porcentagem de mulheres que disputam cargo público é de 33,1%  – segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Candidatos a vereador por São Paulo pela candidatura coletiva “Quilombo Periférico”

A legislação eleitoral exige que, no mínimo,  30% das candidaturas apresentadas pelos partidos sejam de mulheres. E em 2020, decisão semelhante foi tomada para incentivar a candidatura de pessoas negras. 

Em agosto, o TSE decidiu que a distribuição dos recursos do fundo  eleitoral e a divisão do tempo de TV e a divisão do tempo de Rádio e TV deve ser proporcional ao número de candidatos negros que cada partido apresentar.

Elaine Mineiro, professora, candidata a vereadora em São Paulo.

Posteriormente, após uma consulta da deputada e candidata à prefeita do Rio de Janeiro, Benedita da Silva (PT-RJ), o tribunal decidiu que a regra começaria a valer apenas em 2022.

Mas em outubro, a maioria dos ministros do Supremo  Tribunal Federal decidiu favoravelmente a uma ação do PSOL que pedia que a regra já vigorasse em 2020. 

Debora Dias, professora, candidata a vereadora em São Paulo

O cientista político Nauê Bernardo acredita que as candidaturas de professores, têm a ver com uma busca por representatividade. “O fato de mais professores estarem se lançando à política pode indicar que esse segmento da população se enxergou como capaz de entender o sistema, as demandas, e como trazer algum tipo de representatividade e melhoria para os seus eleitores”,  acredita Nauê.

Entre as candidaturas de professores,49,3 % se declaram negros. Enquanto no geral, os pretos e pardos somam 49,94% dos candidatos. 

Douglas Belchior, da Coalizão Negra, que já foi candidato




DestaquesFamíliaMãe / PaiHomeReportagem