Papo de Mãe

Médico defende abertura das escolas: Questão de saúde física e mental

O pediatra defende a abertura das escolas com base em evidências científicas.

Roberta Manreza Publicado em 04/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 14h11

Imagem Médico defende abertura das escolas: Questão de saúde física e mental
4 de dezembro de 2020


“Influenza é mais perigoso para crianças do que Covid-19 e nenhuma escola fecha por causa de surto de gripe”, alerta pediatra

Dr. Paulo Telles, pediatra e neonatologista pela Sociedade Brasileira de Pediatria,  gravou um vídeo especialmente para o Papo de Mãe para fazer um alerta! Para ele, as crianças estão marginalizadas fora da escola e a sala de aula é questão essencial na vida dos pequenos. O especialista faz parte do movimento Ciência pela Escola, iniciativa que reúne pediatras que lutam pela volta às aulas de forma segura, com evidências científicas e diálogo entre a sociedade e o poder público.

O médico afirma que se a escola adotar as medidas preventivas, ela não se torna um local de maior infecção e é segura para professores, funcionários e pais. Ele diz ainda que em todo o mundo, o maior número de infecções no público infantil ocorreu dentro de casa, por meio de familiares expostos ao novo coronavírus.

Os impactos do isolamento social prolongado no desenvolvimento e na saúde mental das crianças são imensos e duradouros. Precisamos conscientizar pais e cuidadores a ensinarem os pequenos a adotarem as medidas preventivas e permitir que retornem à escola para evitar obesidade, ansiedade, distúrbios do sono, excesso de telas e outros prejuízos.” O pediatra chama a atenção também para a violência doméstica na pandemia. Segundo ele, a escola é um ambiente de segurança para as crianças.

“As pessoas precisam ser informadas de forma adequada para que possam adotar medidas preventivas e tomar a melhor decisão para si e para suas famílias. No caso das crianças, reforço que o vírus influenza é mais perigoso do que o novo coronavírus e nenhuma escola fecha por causa de surtos de gripe”, destaca.

Para o médico, se forem adotadas medidas como distanciamento social, uso de máscara e higiene constante das mãos, o risco de contaminação reduz significativamente.

“Quanto mais jovem é a criança, menor é o risco de infecção. A maioria das crianças é assintomática ou tem sintomas leves e, diferentemente do que se acreditava no início da pandemia, não são super disseminadores”, relata o pediatra.

O especialista ressalta que ainda deve demorar para surgir uma vacina segura para crianças, uma vez que os imunizantes em teste têm sido testados para um público acima de 16 anos. “Somente as vacinas de Oxford e da AstraZeneca têm considerado testes em crianças de 5 a 12 anos”, fala Dr. Paulo, que acredita que a pandemia ainda será longa e precisamos pensar em médio e longo prazos no que tange o desenvolvimento e a segurança infantis.

Nas últimas semanas o assuntou voltou a preocupar a sociedade: hospitais públicos e privados registraram média de 30% de aumento nas internações por conta do novo coronavírus.

Alguns hospitais privados chegaram a anunciar ocupação total dos leitos de UTI e algumas comunidades médicas chegaram a alertar para uma segunda onda de contaminações, enquanto outras enfatizam que sequer saímos da primeira.

A verdade é que as pessoas têm relaxado nos cuidados preventivos e, com isso, as contaminações voltaram a ocorrer. O pediatra afirma estar assustado com a subida de casos em cidades que já se mostravam sob controle, como São Paulo, mas defende a abertura das escolas com base em evidências científicas.

Assista ao vídeo que o Dr. Paulo Telles mandou especialmente para o Papo de Mãe.

Por Dr. Paulo Nardy Telles, pediatra e neonatologista

CRM 109556

@paulotelles




ComportamentoCreche / BerçárioDesafios / DilemasDesenvolvimentoDestaquesDiversosEducaçãoEntrevistasBebêMãe / PaiHome0 a 2 anos3 a 8 anos9 a 12 anosAdolescenteCriançaSaúdeVídeos