Papo de Mãe

Matemática: Aprenda com o jogo chinês Tangram

A matemática através de jogos.

Roberta Manreza Publicado em 10/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h26

Imagem Matemática: Aprenda com o jogo chinês Tangram
10 de novembro de 2020


Por Professor Fábio Aparecido.

Vamos aprender e se divertir com as crianças utilizando o Tangram?

Quando falamos em matemática logo já pensamos em equações, fórmulas, contas complexas de difícil compreensão e resolução.

Mas a matemática pode ser desenvolvida através de jogos que estimulam a leitura, interpretação, concentração, raciocínio lógico, interação, valorização da autoestima das nossas crianças e adolescentes.

Por isso apresento para você o Tangram um jogo chinês que trabalha as habilidades que eu mencionei logo acima que são muito importantes no aprendizado da matemática.

Este jogo é composto por 7 peças (5 triângulos,1 paralelogramo e 1 quadrado), que quando dispostos numa superfície você consegue formar vários tipos de figuras e o jogo existe na forma online ou em material de madeira, etc…

Como sugestão vou deixar aqui um link https://rachacuca.com.br/raciocinio/tangram/  para você jogar online e testar todas as possibilidades, mas no caso das crianças e adolescentes eu indico comprar o jogo (físico) que pode ser encontrado em várias lojas (física ou online),  para eles aprenderem a manusear o material.

Aproveite e entre nessa brincadeira também e exercite o seu cérebro, você vai gostar.

Não esqueça de colocar o seu depoimento aqui sobre a aplicação deste jogo, seu comentário é muito importante.

“Um abraço e sucesso nos seus desafios!”

O Professor Fábio Aparecido  é fundador da página “Projetos de Matemática” é licenciado, bacharel, especialista em Matemática, professor do Centro Paula Souza e na SEDUC-SP. Teve seus projetos mencionados  pelo MEC (Ministério da Educação) por 3 anos.

Instagram @prof.fabioaparecido.




DicasDiversosEducaçãoHome3 a 8 anos9 a 12 anosAdolescenteCriança