Papo de Mãe
» SAÚDE

Mamas: entenda quais são os benefícios da cirurgia de retalhos perfurantes

É possível preservar os músculos através de uma cirurgia mais moderna e menos agressiva na reconstrução mamária

Redação Papo de Mãe Publicado em 17/05/2022, às 06h00

Os resultados da reconstrução de mamas com retalhos são mais naturais
Os resultados da reconstrução de mamas com retalhos são mais naturais
O câncer de mama é o segundo mais frequente em mulheres no mundo. Um levantamento do Instituto Nacional do Câncer revela que, até 2022, 66.280 casos novos podem surgir na população brasileira.
Em muitas mulheres, é necessária a retirada da mama, um processo difícil porque afeta diretamente a autoestima da mulher, por isso a reconstrução mamária é um procedimento importante para a recuperação emocional.
Embora a reconstrução mamária com implantes de silicone seja a mais conhecida, existem outros métodos para realizar este tipo de tratamento. A reconstrução mamária com outras regiões do corpo da própria paciente constitui numa importante estratégia.
As cirurgias de retalhos convencionais transplantam músculo (abdômen, costas) associado à pele e à gordura. Além da maior morbidade, podem gerar limitações funcionais permanentes.

Sugestão: assista ao Papo de Mãe sobre mães que tiveram câncer

Estes retalhos (retalhos perfurantes) são transferidos com auxílio da microcirurgia e são considerados o padrão-ouro em reconstrução mamária.
Os retalhos podem ser feitos no mesmo momento da mastectomia (imediatos) ou um tempo depois da cirurgia oncológica (tardio).
Embora  exijam inicialmente uma cirurgia de maior porte, a longevidade do resultado é bem maior. E as alterações dos tecidos, ao longo do tempo, acompanham a evolução corpo.
Os resultados da reconstrução com retalhos são mais naturais, possuem a mesma temperatura corporal e consistência semelhantes às da mama.
Após a mastectomia, há perda de sensibilidade no local da cirurgia. Alguns retalhos podem ser inervados, o que traz sensibilidade à área reconstruída.
Também são mais resistentes à radioterapia. Problemas como infecção, retrações, encapsulamento – frequentemente observados em áreas de implantes de silicone com radioterapia – são menos frequentes.
Esta estratégia também pode ser utilizada para tratar problemas relacionados à reconstrução de mama com implantes de silicone. Assim, pacientes que eventualmente não evoluíram de forma satisfatória podem melhorar a qualidade e o conforto da reconstrução de mama com auxílio dos retalhos.
A utilização de retalhos requer avaliação pré-operatória criteriosa, planejamento com exames de imagem, equipe cirúrgica treinada em cirurgia avançada e cuidados pós-operatórios específicos.

Veja também 

Os estudos científicos mostram que pacientes reconstruídas com autotransplante apresentam escores bastante satisfatórios na avaliação de qualidade de vida pós-tratamento.
E é importante lembrar que toda mulher com indicação de mastectomia deve ter acesso a um profissional especializado para receber informações completas sobre as opções de reconstrução. A decisão final do melhor tratamento será baseada no tipo de doença, nas características da paciente, nas possibilidades de tratamento e na opinião da paciente.
dr. rafael netto
Dr. Rafael Netto
Sobre Dr. Rafael Netto
Dr. Rafael Netto é formado Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem residência em Cirurgia Geral pela UFRGS e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Fellowship Internacional Universidade de Gante, Bélgica - cirurgia plástica mamária e microcirurgia. É Cirurgião Plástico do Núcleo Mama Moinhos  e Diretor Cientifico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica regional do Rio Grande do Sul 2020-2021.

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

Saúde