Papo de Mãe

Livro escrito por profissionais do Instituto da Criança aborda mais de 50 temas do dia a dia de pais e mães no cuidado com os filhos

Roberta Manreza Publicado em 05/06/2017, às 00h00 - Atualizado às 10h58

Imagem Livro escrito por profissionais do Instituto da Criança aborda mais de 50 temas do dia a dia de pais e mães no cuidado com os filhos
5 de junho de 2017


A obra “ABC da saúde infantojuvenil – Recomendações práticas do Instituto da Criança do HCFMUSP”  éum livro histórico, escrito por grandes nomes da pediatria e de outros profissionais do Instituto da Criança (ICr) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). A obra marca o início das comemorações dos 40 anos do Instituto da Criança e parte do lucro arrecadado com as vendas será revertida à instituição.

A publicação traz informações valiosas, objetivas e reúne a expertise de parte de seu corpo clínico, equipe multiprofissional e demais especialistas convidados para trazer recomendações práticas para a família acerca de temas que permeiam o dia a dia da criança e do adolescente.

Para transformar o conteúdo essencialmente médico em uma linguagem didática e acessível a todos os públicos a obra contou com a experiência da equipe de jornalismo do ICr, coeditoras do projeto.

São mais de 50 temas recorrentes e comuns na rotina de pais sobre o cuidado com seus filhos. Os assuntos abordados vão desde como agir na consulta pediátrica, os perigos do Dr. Google, gestação, nascimento e desenvolvimento, nutrição, vacinas, queixas e doenças comuns na infância, como agir em caso de emergência e adolescência. Com leitura agradável e objetiva “ABC da saúde infantojuvenil” tem projeto gráfico e ilustrações voltados ao público leigo o que torna a obra muito atraente.

O livro, prefaciado pelo Profº José Martins Filho, presidente da Academia Brasileira de Pediatria, é uma releitura atualizada e revalidada pelos especialistas que já participavam do site ABC da Saúde Infantojuvenil (www.abcsaudeinfantojuvenil.com.br) desde outubro de 2013, uma fonte de informação de credibilidade e embasada em estudos científicos e na experiência clínica dos 48 especialistas que colaboraram para afastar as dúvidas e ajudar na formação da criança e do adolescente.

O ICr é referência nacional no atendimento médico exclusivamente terciário, ou seja, atende casos complexos, graves ou raros, para pacientes de 0 a 18 anos. Mas o objetivo do livro não é atrair pacientes. O “ABC da saúde infantojuvenil” é a continuidade de um sonho antigo: atender de alguma forma casos simples, que não chegam ao hospital. E, atualmente, com a gama de informação disponível nos meios de comunicação, sobretudo, na internet, é difícil filtrar o que, de fato, pode ser crível e seguido pelos pais. Então, o livro reforça a missão do site: de amparar as famílias com informações fundamentadas, isentas e de credibilidade”, afirma Magda Carneiro-Sampaio, professora titular do Departamento de Pediatria da USP e editora do livro.

SOBRE A EDITORA:

Magda Carneiro-Sampaio: Pediatra especialista em Imunoalergologia, Professora Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Presidente do Conselho Diretor do Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas da FMUSP.

“ABC da saúde infantojuvenil – Recomendações práticas do Instituto da Criança do HCFMUSP” – Editora Manole.




Amamentação / AlimentaçãoDesenvolvimentoDestaquesHome0 a 2 anos3 a 8 anos9 a 12 anosSaúde