Papo de Mãe
» LANÇAMENTO

Lar Mundo Afora: o livro que vai te guiar ao mudar de país

Com grande experiência em mudanças internacionais, Carolina e Roberta uniram suas vivências em um guia prático para quem vai trocar de país

Redação Papo de Mãe* Publicado em 23/07/2021, às 09h11

Lar Mundo Afora: informações, conselhos, dicas e depoimentos
Lar Mundo Afora: informações, conselhos, dicas e depoimentos

Duas amigas brasileiras: uma especialista em transições internacionais e outra escritora. Juntas, totalizam 26 anos vivendo em diversos países, 19 mudanças internacionais acumuladas e mais de uma década de experiência servindo famílias em suas transações globais. 

É com esta experiência que Carolina e Roberta uniram seus conhecimentos para ajudar quem já trocou ou está prestes a trocar de país a enfrentar da melhor forma essa transição tão desafiadora e que exige muito mais do que o domínio de um novo idioma, mas conhecer uma nova cultura.

Apesar disso, Carolina e Roberta reforçam no livro que também é importante manter os rituais e tradições familiares já existentes, pois eventos conhecidos favorecem a sensação de pertencimento e não se afastar das raízes.

Veja também

Além disso, o livro pontua que a transição é um processo e não um evento. Carolina, por exemplo, teve que lidar com os impactos da mudança nos filhos pequenos, que trocaram de país em quase todas as fases escolares e isso, naturalmente, mexe com as crianças. 

As autoras do "Lar Mundo Afora" ainda afirmam que "Tão importante quanto se preparar para chegar em um novo país, é se preparar para deixar o Brasil". 

O livro também aborda outras questões como qual a documentação necessária para a mudança, o que fazer com as contas brasileiras a serem pagas e como funcionam diplomas e certificados. 

Assim, com informações, conselhos, dicas e depoimentos, Carolina e Roberta conduzem o leitor ao longo de todo o processo, desde a tomada de decisão, à formação de um lar em qualquer lugar do mundo. Um "Lar Mundo Afora".

Para quem deseja ir além, as autoras do livro trazem indicações de leitura, sites de referência e contatos de prestadores de serviço em diversos países. Uma ferramenta preciosa para quem está prestes a se lançar nessa aventura.

Carolina com o livro "Lar Mundo Afora"
Carolina com o livro "Lar Mundo Afora"

Assista ao Papo de Mãe sobre intercâmbio

Desafios / DilemasDicasFamília