Papo de Mãe
Papo de Mãe

Jogo de tabuleiro com linguagem de programação para crianças

Jogo de tabuleiro com linguagem de programação para o aprendizado de crianças.

Roberta Manreza Publicado em 11/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h23

None
11 de março de 2021


Programa de computador para aprender matemática.

Por Prof. Fábio Aparecido*

Quando estava no ensino fundamental no final da década de 70, sempre apresentei dificuldade no aprendizado da matemática.

Todos os anos era sempre o mesmo dilema, a famosa e destemida recuperação de final de ano na matéria.

Por pertencer a uma família de origem humilde os meus pais não tinham condições de pagar aulas particulares, então minha mãe conseguiu me incluir junto com os alunos do antigo “Mobral” para tentar aprender o básico da matéria.

tenda.digital

No final do ano passado ganhei de presente um jogo da https://tenda.digital/com o título “Uma aventura coding na cidade” onde resgatei da minha memória estes fatos que mencionei logo acima.

É um jogo muito bacana que pode ser utilizado com as crianças a partir de 7 anos de idade, que contém um tabuleiro com várias peças com todas as rotinas de uma linguagem de programação através de um robozinho que precisa executar múltiplas tarefas.

Tarefas essas que são realizadas no tabuleiro que representa uma cidade, possui coordenadas que servem de orientação e tem o auxílio de um aplicativo com realidade aumentada.

Ele trabalha as habilidades que gosto muito e já mencionei nos meus artigos anteriores que são a leitura, interpretação, concentração e raciocínio lógico.

Além dessas habilidades, ele proporciona a valorização da autoestima da criança, principalmente se ela for incentivada e elogiada pelo seu responsável que deverá acompanhar, explicar e se possível fazer a leitura junto com a criança nos desafios do jogo.

Vou deixar aqui um link do jogo para você analisar (click em testar) https://craftbox.digital/.

São vários os caminhos para explorar conteúdos do ensino fundamental, como:

– Localização no plano( coordenadas);

– Latitude e longitude;

– Direções (Norte, Sul, Leste e Oeste).

Aproveite e participe dessa brincadeira também, isso ajuda na valorização da autoestima e no incentivo a criatividade da criança e do adolescente.

Não esqueça de colocar o seu depoimento aqui, ele é muito importante para nós e aproveite deixe uma sugestão de tema para os próximos artigos.

“Um abraço e sucesso nos seus desafios!”

*Professor Fábio Aparecido  é fundador da página “Projetos de Matemática”  é licenciado, bacharel, especialista em Matemática, professor do Centro Paula Souza e na SEDUC-SP. Seus projetos foram mencionados pelo MEC (Ministério da Educação) por 3 anos.

Instagram @prof.fabioaparecido

Veja também: 

Matemática: Aprenda com o jogo chinês Tangram

Os benefícios do quebra-cabeça infantil

Vamos brincar e aprender utilizando um relógio de ponteiros?



ColunistasProf. Fábio AparecidoComportamentoDestaquesDicasDiversosDiversãoEducaçãoHome3 a 8 anos9 a 12 anosAdolescenteCriançaSaúde