Papo de Mãe

Intoxicação em criança: o que fazer em caso de acidente

Crianças são curiosas por natureza e isso pode ser um problema em potencial se o ambiente em que ela estiver não for seguro.

Roberta Manreza Publicado em 21/01/2018, às 00h00

Imagem Intoxicação em criança: o que fazer em caso de acidente
21 de janeiro de 2018


Saúde4Kids

A pediatra Dra. Ana Laura Kawasaka alerta que a maioria dos perigos está dentro de casa e orienta sobre medidas que podem evitar verdadeiras tragédias

Crianças são curiosas por natureza e isso pode ser um problema em potencial se o ambiente em que ela estiver não for seguro. Geralmente o perigo está dentro de casa, onde há muitas coisas que podem gerar riscos, como medicamentos, bebidas alcoólicas, produtos de limpeza e de higiene, inseticidas, plantas, pilhas e baterias.

A pediatra Dra. Ana Laura Kawasaka explica que a intoxicação pode se dar por ingestão, inalação ou contato com a pele e os olhos. E orienta:

Como evitar?

Não armazene produtos de limpeza e higiene junto com alimentos e bebidas.

-Produtos comprados a granel NÃO devem ser guardados em embalagens de alimentos ou bebidas (por exemplo, garrafas PET).

-Deixe medicamentos e produtos de limpeza e higiene guardados fora do alcance das crianças, em armários altos ou que possam ser trancados.

-Mantenha os produtos em suas embalagens originais para evitar que produtos tóxicos não sejam identificados.

-Cheque na sua bolsa a presença de perigos como medicamentos e maquiagens. Caso haja, não a deixe ao alcance da criança.

-Se tiver dúvidas quanto à dose de medicação a ser administrada à criança, consulte sempre o pediatra.

-Conheça as plantas potencialmente tóxicas e as deixe fora do alcance de crianças. Exemplos: copo de leite, comigo-ninguém-pode, antúrio, mamona e mandioca brava.

O que fazer em caso de intoxicação?

Tente identificar o produto que causou o acidente e a quantidade ingerida.

-Em caso de ingestão, NÃO ofereça leite, água ou outros líquidos e NUNCA provoque vômitos.

-Em caso de contato com pele ou olhos, lave o local com bastante água.

-Encaminhe a criança ao serviço médico mais próximo e leve o rótulo, embalagem ou bula do produto intoxicante.

-Retire roupas impregnadas com o produto.

-Se a criança estiver desacordada, com dificuldade para respirar ou convulsionando, chame imediatamente o serviço de emergência 192;

-Caso a criança esteja bem e você tenha dúvida se o que ela ingeriu pode trazer algum perigo, ligue para os centros de intoxicação da sua região. Em São Paulo, na capital, os números são: 08007713733 (CCI) e 08000148110 (CEATOX)

*Saúde4Kids é um portal com informações direcionadas especialmente a mamães e papais ou responsáveis pelos cuidados com as crianças nos mais variados aspectos, desde a fase bebê até a adolescência. Foi criado em 2015 pelas médicas e pediatras Fernanda Viana, Rafaela Gato Calmon e Ana Laura Kawasaka para compartilhar conhecimentos técnicos e experiências pessoais, a fim de orientar toda a família sobre cuidados com a saúde, bem-estar e comportamento da criançada. O Portal Saúde4Kidstambém está no Instagram, Facebook e Youtube.

Papo de Mãe recomenda:




Home0 a 2 anos3 a 8 anosSaúde