Papo de Mãe

Intercorrências na gestação – notas do programa

pmadmin Publicado em 27/06/2011, às 00h00 - Atualizado em 19/09/2014, às 19h46

Imagem Intercorrências na gestação – notas do programa
27 de junho de 2011


• Antes de engravidar, o ideal é que toda mulher consulte seu médico para que realize alguns exames de rotina. Caso tenha algum problema de saúde, é importante que o trate antes de engravidar. Também é importante o uso do ácido fólico no período que antecede a gravidez, pois trata-se de uma vitamina que impedirá má formações no bebê. • Durante a gestação, o pré-natal deve ser rigorosamente seguido. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2003, foram 8,6 milhões de atendimentos. Já em 2009, foram realizadas 19,4 milhões de consultas de pré-natal no Brasil. Isto representa um aumento de 125% no período, o que é muito positivo.• Em todas as consultas de pré-natal a equipe de saúde deve verificar a pressão arterial da paciente e o peso dela, medir a barriga e escutar o coração do bebê. Entre os exames que fazem parte do pré-natal estão ultrassonografias, exames de sangue e de urina, preventivo de câncer de colo do útero (papanicolau) e teste anti-HIV.• Cerca de 7% das grávidas brasileiras desenvolvem diabetes na gestação, de acordo com o Ministério da Saúde. Histórico genético, sedentarismo e a alimentação inadequada contribuem para o aparecimento da doença. Por isto, é importante que durante o pré-natal seja feito um teste para checar a quantidade de açúcar no sangue. A diabetes gestacional tem tratamento e seu controle ajuda, inclusive, a reduzir a chance de que o bebê apresente problemas de obesidade no futuro.• Já a pré-eclâmpsia é uma doença que atinge 5% das gestações, sendo a principal causa de mortalidade materna no Brasil. Caracteriza-se pela elevação da pressão arterial, que ocorre a partir do segundo trimestre da gestação, associado ao inchaço no corpo, ganho excessivo de peso, perda de proteína pela urina e aumento do ácido urico no sangue. Se não descoberta a tempo pode evoluir para  situações de extrema gravidade como a eclâmpsia propriamente dita e a Síndrome de Hellp. • Outra intercorrência importante e responsável por muitos casos de abortos tardios ou nascimentos prematuros é a Incompetência istmo-cervical, que consiste na incapacidade do cólo do útero de manter a gestação até o fim. Quando detectado o problema, normalmente a paciente deve ser submetida ao procedimento de Cerclagem, que consiste em uma costura ao redor do cólo do útero para evitar que o mesmo se abra antes da hora do parto, além de permanecer em repouso absoluto.Fonte: Programa Papo de Mãe – 26.06.2011Pessoal, existem outras  intercorrências que podem acontecer durante a gestação e este será o tema do nosso blog durante toda a semana.  Portanto, fiquem ligados porque amanhã tem mais informação para vocês! Até Mais!!! DICA DE LEITURA

Um guia com tudo o que você precisa saber para se preparar para a chegada do seu bebê, desde o planejamento de enxoval e financeiro, até mesmo exames e medicamentos. O livro também conta com a participação de renomados especialistas.

Conheça também o PORTAL GRAVIDEZ ABSOLUTA e obtenha muitas informações sobre gravidez e maternidade. Acesse http://www.gravidezabsoluta.com/.

*** DICA DE UTILIDADE PÚBLICA

Hospital A.C.Camargo traz ciclo gratuito de palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama
O Hospital A.C.Camargo lança na terça-feira, 28, o programa Encontro com Especialistas, que propiciará ao público em geral – com entrada franca – interagir com o corpo clínico durante ciclos de palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce de câncer. O primeiro Encontro nesta terça às 17h30, será com a equipe do Núcleo de Excelência da Mama, dirigido pela mastologista Maria do Socorro Maciel. Na primeira palestra o tema será Dor Mamária é Câncer? Nas duas palestras seguintes será abordada a importância da realização do autoexame e mamografia para a saúde da mulher e novidades no tratamento do câncer de mama. O 2º Encontro com Especialistas será no dia 9 de agosto com o Núcleo de Urologia para discussão sobre câncer de próstata. O público interessado em participar dos Encontros com Especialistas pode se inscrever pelo e-mail: [email protected]. Inscrições gratuitas. 




Diversos