Papo de Mãe
» INFÂNCIA

Instituto Alana lança campanha nacional e mais de 20 cidades aderem ao movimento por um Dia das Crianças diferente

No próximo sábado (6), mais de 40 feiras de troca de brinquedos serão realizadas em todo o Brasil, para alertar pais e filhos dos perigos do consumismo na infância

Redação Papo de Mãe Publicado em 04/10/2012, às 00h00 - Atualizado em 19/09/2014, às 19h29

Imagem Instituto Alana lança campanha nacional e mais de 20 cidades aderem ao movimento por um Dia das Crianças diferente

Uma campanha lançada pelo Instituto Alana já mobiliza mais de dez estados brasileiros, convidando a sociedade para se engajar e festejar o Dia das Crianças de maneira diferente. Com o objetivo de ensinar para as crianças que para ser bom um brinquedo não precisa necessariamente ser novo, serão realizadas 44 feiras de trocas de brinquedos em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Amazonas, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Paraíba.

Somente em São Paulo, serão 15 feiras realizadas na capital, interior e litoral, distribuídas por Santos, Limeira, Jundiaí, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Ubatuba e São Vicente. Além de São Paulo, diversas cidades brasileiras aderiram ao movimento, e as feiras de trocas se espalham pelo Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte, Ipatinga, Maceió, Natal, Salvador, Manaus, Porto Alegre, Brasília, Recife, João Pessoa e Porto Alegre.

A campanha busca conscientizar os pais dos perigos do consumismo exagerado na infância, incentiva a troca e possibilita o entrosamento e socialização entre as crianças, além de promover para os pequenos uma experiência enriquecedora, dando novos significados a objetos antigos.

Para ajudar as pessoas interessadas em realizar suas próprias feiras, o Alana criou um Guia e um kit de divulgação, que estão disponíveis para download pela internet gratuitamente (aqui). Com esse material, pais, mães, organizações e movimentos podem acessar informações e um passo a passo de como realizar e divulgar o evento.

Para o Instituto Alana o evento é mais uma oportunidade de trazer uma reflexão sobre o consumo infantil, trocar diversos tipos de objetos e saberes e estimular o senso de comunidade. É uma forma de colocar em prática a economia solidária e o consumo colaborativo.

Confira as cidades que estão participando do movimento por um dia das crianças melhor e participe você também: http://feiradetrocas.alana.org.br  

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização sem fins lucrativos que trabalha em várias frentes para encontrar caminhos transformadores que honrem as crianças, garantindo seu desenvolvimento pleno em um ambiente de bem-estar. Com projetos inovadores, que vão desde a ação direta na educação infantil e o investimento na formação de educadores até a promoção de debates para a conscientização da sociedade, o Instituto Alana tem o futuro das crianças como prioridade absoluta.

Diversos