Papo de Mãe
Papo de Mãe

Imunidade infantil: como fortalecer o sistema imunológico em tempos de Covid?

O que fazer para aumentar a imunidade das crianças, então? Prevenção é a resposta!

Roberta Manreza Publicado em 23/04/2021, às 00h00

None
23 de abril de 2021


Especialista dá 4 dicas simples para reforçar o sistema imunológico da criança e dos adultos.  Imunidade infantil garante menor contagio de Covid. 

Por Silmara Spinelli*

Neste momento de pandemia, com as escolas funcionando parcialmente e até fechando em alguns momentos, o número de crianças doentes diminuiu. Com menos interação social os casos de gripe e resfriados que costumam acontecer nessa época do ano tiveram uma leve baixa. Mas é bom não descuidar. 

O sistema imunológico da criança se desenvolve ao longo da infância. Após o nascimento, é através da. O próprio colostro, que é o leite produzido pela mãe logo após o parto, é considerado a primeira vacina. ⠀

O que a criança consome também é imprescindível, influenciando o bom funcionamento do aparelho digestivo e do intestino, ambos importantíssimos para saúde e imunidade. As crianças não são super contagiosas da covid-19, nem se contaminam na mesma proporção que os adultos, nem quando sofrem da doença, apresentam os mesmos efeitos devastadores que os mais velhos.

Coronavírus

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), dos casos diagnosticados de covid-19, 1,2% corresponde a crianças menores de quatro anos; 2,5% a crianças entre quatro e 14 anos; e 9,6% a jovens de 15 a 24 anos.

Uma das explicações para essa desproporção na incidência da doença está na resposta inata do sistema imunológico, que permite proteger o organismo das infecções, sendo a primeira linha de resposta do corpo a um patógeno.

Mas, o que fazer para aumentar a imunidade das crianças, então? Prevenção é a resposta!

Seguem algumas dicas simples e naturais para você prevenir a imunidade baixa, tanto a sua quanto a do seu pequeno:

– Atenção na alimentação: Refeições balanceadas e ricas em nutrientes são importantes não só para evitar as temidas viroses, mas também para um estilo de vida mais saudável e ativo.

– Prática de atividades físicas: Assim como uma boa alimentação, praticar atividades físicas colabora para o bom funcionamento do sistema imune, ativando a circulação e aquecendo o organismo.

– Exposição regular ao sol: Se expor ao sol alguns momentos por dia, além de ser uma delícia, colabora com a síntese da vitamina D, que é imunoestimulante.

– Mãos limpas: Lavar as mãos com frequência, evitar colocá-las nos olhos, na boca e no nariz são medidas que evitam as viroses em qualquer época do ano, principalmente em tempos de pandemia.

Medidas simples como essas, mas eficazes, auxiliam na melhora da imunidade, garantindo momentos únicos de amor e interação com os pequenos.

*Silmara Spinelli é farmacêutica bioquímica formada pela UNESP com pós graduação em administração de empresas pela FAAP, especialista em Farmacêutica Esteta e Dermaticista pelo IBECO, em Homeopatia pela USP-SP e em Manipulação Magistral Alopática pela Anfarmag CFF. É fundadora da Empório Magistral renomada Farmácia de Manipulação de São Paulo com 16 anos de tradição, liderada por mulheres em busca de excelência, inovação e cuidado diferenciado com o cliente.

Site: Empório Magistral 

Instagram:  Silmara Spinelli

Veja também:

6 hábitos alimentares que enfraquecem o seu sistema imune

Como prevenir gripe e resfriado com a alimentação

O que você precisa saber sobre crianças e vitaminas?




AlimentaçãoAmamentação / AlimentaçãoDestaquesDicasDiversosBebêHomePandemia0 a 2 anos3 a 8 anos9 a 12 anosCriançaGravidezPrimeira InfânciaPós-partoSaúde