Papo de Mãe

A importância da força feminina no mercado de trabalho 

Roberta Manreza Publicado em 01/05/2017, às 00h00

Imagem A importância da força feminina no mercado de trabalho 
1 de maio de 2017


Por Madalena Feliciano*,  gestora de carreira

A mulher moderna e dinâmica e sua força de trabalho vital para o mercado atual

O papel da mulher no mercado de trabalho cresceu consideravelmente nos últimos anos. Segundo dados o número de mulheres com carteira assinada na última década praticamente dobrou. Mas, mesmo com esse cenário favorável, uma das maiores dificuldades das mulheres no mercado de trabalho está em superar as desigualdades salariais. É comum vermos mulheres no mesmo cargo que um homem, com a mesma qualificação profissional recebendo menos. O que a sociedade aos poucos está compreendendo é que a força feminina no meio profissional hoje em dia é indispensável.

De acordo com gestora de carreira da Outliers Careers, Madalena Feliciano, as mulheres estão deixando de lado os velhos paradigmas e hoje já crescem em profissões que antes eram dominadas por homens, como em campos de obras, política, sendo motoristas de ônibus/táxi, policiais. “O que para muitas pessoas pode ser uma fraqueza, a sensibilidade feminina tem sido destaque, um ponto forte. As mulheres, com responsabilidade, ternura e sensibilidade, vem conseguindo se adaptar às mudanças do mercado, ajudando resolver problemas”, conta ela.

Madalena ainda afirma que a confiança é algo indispensável para uma mulher se posicionar de maneira firme profissionalmente, conciliando a vida pessoal e profissional. “A gestão do tempo e a disciplina que a mulher tem fazem a diferença nessa hora. É crucial. A mulher tem por habilidade natural pensar em várias coisas ao mesmo tempo, desempenhar diversos papéis e função quando ela deseja desempenha-los. As mulheres se tornam cada vez mais fortes, porque capazes sempre foram”.

A mulher moderna tem diversos papéis e a cada dia se reinventa. As que optam por seguir e crescer numa carreira, no mercado profissional devem ter confiança de seu papel, da força que tem e buscar o seu espaço. De acordo com estudo divulgado pela Serasa Experian, o Brasil possui quase sete milhões de mulheres empreendedoras. Outro estudo, feito pela OIT (Organização Mundial do Trabalho) mostra que entre 5% a 10% dos cargos de chefia das empresas já são ocupados por mulheres. E esses números só tendem a crescer.

Hoje as mulheres possuem altos cargos em grandes empresas, tem participação significativa no mercado e, para chegarem lá, tiveram que se empenhar e com muito esforço mostrarem suas competências. As mulheres necessitam de segurança e muitas vezes a ausência dessa segurança ainda as impede de dar grandes passos rumo aos seus sonhos pessoais ou profissionais.  “A inteligência emocional precisa estar presente, a sobrecarga, o estresse, muitas vezes a falta de autoestima. A mulheres estão avançando no mercado, com força e competência, mas o emocional deve estar sempre bem alinhado com o profissional, suas prioridades bem definidas, suas motivações e objetivos bem claros”, aconselha Madalena.

O papel profissional da mulher caminha para uma igualdade. Ainda estamos no começo de uma longa caminhada, mas já podemos ver grandes avanços. Hoje mulheres são arrimos de família, sustentam a casa, cuidam muitas vezes sozinhas de seus filhos e administram uma carreira, administram seu tempo, suas contas e suas responsabilidades. A mulher moderna com  dinamismo e carisma tem sua força, supera as dificuldades e não desiste da luta. Porque a força da mulher no mercado profissional não é apenas importante, ela é fundamental.

*Madalena Feliciano é gestadora de carreira da Outliers Careers

[email protected]
www.outlierscareers.com.br

Papo de Mãe recomenda:




ColunistasHomeTrabalho / Carreira