Papo de Mãe
Papo de Mãe

Foguete de garrafa pet para diversão e aprendizado

Brincando e aprendendo ciências no lançamento de um foguete de garrafa pet.

Roberta Manreza Publicado em 29/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h18

None
29 de abril de 2021


Brincando e aprendendo ciências no lançamento de um foguete de garrafa pet.

Por Prof Fábio Aparecido*, 

Como professor de matemática gosto muito de trabalhar temas interdisciplinares com os meus alunos em sala de aula com aplicações em várias disciplinas como a língua portuguesa, geografia, física, química, biologia, educação física, etc…

Como pai gosto muito de incentivar a interdisciplinaridade com o meu filho de 6 anos e neste mês vou compartilhar com você uma atividade muito bacana que envolve o lançamento de uma garrafa pet na forma de foguete utilizando uma base de pvc, tendo como combustível (água+pressão), sendo a pressão obtida por uma bomba de encher pneus de bicicleta.

Vídeo do lançamento https://www.instagram.com/p/B0JiIiVn8sV/

Foto: acervo pessoal

Lembrando que a participação do responsável é muito importante não só na construção em todas as etapas,  mas principalmente como um grande incentivador do ensino de ciências.

O projeto com todos os detalhes da construção estão nos links:

https://www.youtube.com/watch?v=ulOqLurI4FU

https://www.youtube.com/watch?v=Arua4ph8Qzk

Além de ciências, este projeto trabalha as habilidades como a leitura, interpretação, concentração, raciocínio, integração e troca de experiências que  são indispensáveis no aprendizado escolar.

Aproveite e participe dessa brincadeira também, isso ajuda na valorização da autoestima e desperta a criatividade da criança e do adolescente.

Não esqueça de colocar o seu depoimento aqui, ele é muito importante para nós e aproveite deixe uma sugestão de tema para os próximos artigos.

“Um abraço e sucesso nos seus desafios!

*Professor Fábio Aparecido  é fundador da página “Projetos de Matemática”  é licenciado, bacharel, especialista em Matemática, professor do Centro Paula Souza e na SEDUC-SP. Seus projetos foram mencionados  pelo MEC (Ministério da Educação) por 3 anos.

Instagram @prof.fabioaparecido

 Veja também: 

Cubo mágico para brincar e aprender

Os benefícios do quebra-cabeça infantil

Vamos brincar e aprender utilizando um relógio de ponteiros?




ColunistasProf. Fábio AparecidoComportamentoDicasDiversãoEducaçãoHome3 a 8 anos9 a 12 anosAdolescenteCriança