Papo de Mãe

Fim de semana: SP – João Acaiabe canta e encanta com a África. A entrada é franca.

Roberta Manreza Publicado em 10/06/2016, às 00h00 - Atualizado às 08h40

Imagem Fim de semana: SP – João Acaiabe canta e encanta com a África. A entrada é franca.
10 de junho de 2016


O ator e contador de histórias se apresenta neste domingo, 12/6, no Espaço de Leitura do Parque da Água Branca em São Paulo. A entrada é franca.

Portal Governo SP

João Acaiabe interna 02

A atração do domingo (12) no Espaço de Leitura do Parque da Água Branca é o espetáculo Contando e encantado com a África, com o ator e contador de histórias João Acaiabe – o Tio Barnabé, do Sítio do Picapau Amarelo. A partir de contos, lendas e poemas da cultura africana, Acaiabe leva o público aos mais fantásticos mundos que uma contação de histórias permite chegar. A música também está presente neste cenário de histórias inventadas. Por meio de efeitos sonoros, os arranjos e a narrativa entram em sintonia. “Serão apresentados alguns ritmos afros como maracatu, jongo, lundu e outros que resgatam a relevância da cultura africana em nossa tradição”, explica o ator.

Entre os contos e a lendas selecionados, estão O Menino azul, Natureza mestiça, O macaco e a velha, O espelho mágico e Os Irmãos Zulus. Todos os contos possuem caráter cultural, social e racial, em que elementos lúdicos provocam a reflexão sobre a desigualdade, a identidade cultural e o preconceito.

Todas as atividades são gratuitas.

Confira a programação do fim de semana:

Sábado, 11 de junho

Às 11h – Oficina educativa maiúsculos & MINÚSCULOS
Diário Oficial de Notícias Inventadas
Com Filipe Falcone e Rafael Ribeiro Lucio
Após uma conversa sobre o jornal – o que é, para que serve, para quem é e como é escrito – crianças e adultos serão estimulados a criar uma imagem com recortes e colagens de jornais e revistas e, em seguida, inventam uma notícia para a figura.

Às 15h – Mediação de livro

Espaço de Leitura

Leitura de corpo inteiro.  Com Leticia Liesenfeld
A mediação com os livros ilustrados apresenta possibilidades de diálogo entre o objeto livro e a dinâmica da arquitetura corporal, explorando formas de envolvimento e intimidade. A proposta da contadora de histórias Leticia Liesenfeld é tecer um caminho de conexões que ampliam o jogo e a expressividade da leitura em voz alta e do contar “com o livro em presença”.

Domingo, 12 de junho

Às 11h – Oficina educativa maiúsculos & MINÚSCULOS
Aperte aqui. Com Maiana Monteiro e Marina Melo.
O que será que acontece depois que a gente aperta um botão? Um convite para ação e reação, jogo e dispositivo acontece depois da leitura de “Aperte aqui”, de Hervé Tullet (Ática).

Às 15h – Narração de história
Contando e encantando com a África. Com João Acaiabe
Do universo de contos, lendas e poemas da cultura africana, o artista apresenta O Menino azul, Natureza mestiça, O macaco e a velha, O espelho mágico e Os Irmãos Zulus. As narrativas possuem elementos lúdicos que provocam a reflexão sobre temas como desigualdade, identidade cultural e preconceito.

Todo domingo, das 14h às 17h – Feira de Troca de Livros
Livros carregam histórias e leitores levam as histórias pra passear pelo mundo. Nesta Feira de Troca de Livros, você faz com que mais histórias viagem por aí, e leva outras histórias pra sua casa. Traz um título e leva outro! A cada dez livros trocados, você ganha um. [Só não vale trazer enciclopédias, livros estrangeiros não traduzidos, livros didáticos e obras religiosas.]

Exposição

A Leitura da Leitura – maneiras de ler

Maneiras de ler interna

Aberta de quarta a domingo, das 9 às 18 horas
A exposição propõe aos leitores e público um mergulho em outras formas de leituras. Painéis espalhados pelo Espaço sugerem que a atenção dos pequenos se voltem para as leituras que a natureza, o corpo, a história e a oralidade podem proporcionar. No quiosque expositivo, a exposição sugere múltiplas possibilidades de apreciação e revela que a materialidade de um livro também é parte da experiência leitora. Esperamos sua visita!

Sobre o Espaço de Leitura
É uma ação sociocultural e educativa do FUSSESP que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

Sobre o FUSSESP
O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo de São Paulo, vinculado à Secretaria de Governo e dirigido pela primeira-dama do Estado. Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.

Espaço de Leitura
De quarta a domingo: das 9 às 18 horas
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – Parque da Água Branca. Tel.: 2588-5811
[email protected]
instagram.com/espacodeleitura




DicasDiversosDiversãoHome3 a 8 anos9 a 12 anos