Papo de Mãe
» REALIDADE

Filho não é perfeito e é para a vida toda

Na real os momentos da foto são poucos, raros, e posados. A rotina é mais suja, bagunçada, assustadora e por vezes, triste

Vinicius Campos* Publicado em 26/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h43

Família perfeita só existe nas fotos. Precisamos ter coragem de falar sobre a difícil rotina de criar filhos
Família perfeita só existe nas fotos. Precisamos ter coragem de falar sobre a difícil rotina de criar filhos

Esses dias falei com uma amiga, mulher famosa, empresária bem sucedida, que me contava que a situação com a filha estava difícil. Que a garota gritava, batia, esperneava. A voz de minha amiga no telefone era de desespero.

Do outro lado da linha eu ri.

Ri porque lembrei de mim, anos atrás, dizendo: filho meu nunca vai levantar a voz pra mim. Ri porque lembrei das inúmeras vezes que meus filhos me fizeram o mesmo, ri porque senti pela primeira vez que não estava sozinho.

Quando se fala em parentalidade se fala em rede de apoio, mas temos coragem de expor o que realmente nos passa?

Veja também:

Todos queremos a família perfeita, aquela foto na estante mostrando união e harmonia, esfregar na cara da sociedade que fomos capazes de construir vínculos fortes e felizes. Porém a realidade é outra e sabemos bem. Na real os momentos da foto são poucos, raros, e posados. A rotina é mais suja, bagunçada, assustadora e por vezes, triste.

Deveríamos falar dela sem vergonha. Deveríamos nos sentir confortáveis em chorar e dizer o que realmente nos passa. Estar orgulhosos dos obstáculos que atravessamos todos os dias. E se alguém souber como se faz, me diga por favor!

A única coisa que tenho pra te dizer é que NÃO podemos acreditar nas imagens lindas que vemos nas redes sociais. Tanto eu, como você, como os famosos, quando estamos dentro de casa tentando fazer o filho acordar na hora certa, ou implorando que eles tirem o prato da mesa, ou que pelo menos peguem a roupa suja do chão, quando estamos controlando uma crise de nervos, ou um escândalo adolescente, somos todos iguais. Pais preocupados, achando que fazemos tudo errado, que nossos filhos vão ser um desastre e que os filhos dos outros continuarão divinos e terão vidas de puro glamour.

Se você visitar meu instagram meus filhos parecem os mais lindos do mundo, eu também pareço lindo e ponderado. Tudo falso. Como qualquer ser humano não quero expor as mazelas de nossa família, porém o nosso dia a dia é cheio de dificuldades e lutamos diariamente para que nossos filhos tenham ferramentas para atravessar a complicada adolescência e se tornem pessoas felizes e do bem.

Às vezes fantasio com a ideia de que um dia eles receberão o diploma de filhos, nós o diploma de pais, e então aparecerá um cartaz com a palavra “fim” e um locutor dizendo que fomos felizes para sempre, mas a minha mãe sempre acaba com minha ilusão: “Vinicius, filho é pra sempre e a preocupação não acaba nunca.”

Será?

*Vinicius Campos é escritor, pai de 3 adolescentes e colunista do Papo de Mãe

Assista à entrevista do Papo de Mãe sobre como lidar com birras:

Vinicius CamposComportamentoConflitosFamília