Papo de Mãe

Filho Doente X Escolinha

pmadmin Publicado em 19/09/2014, às 00h00 - Atualizado em 03/10/2014, às 14h51

Imagem Filho Doente X Escolinha
19 de setembro de 2014


Por Fernanda De Luca*

A decisão de colocar um filho pequeno na escolinha ou não já é complicada, até porque essa criança vai ficar doentinha várias vezes na sequência!!! É inevitável, afinal seu filhote começa a ter contato com o mundo… brincadeiras, crianças, areia, mordidas, abraços, mão suja na boca… a curiosidade só aumenta, faz parte do crescimento!

Alguns pediatras dizem que toda criança, entre ela na escolinha com poucos meses ou mais de 3 anos, vai passar por 13 vírus diferentes, ou seja, seu pequeno(a) não tem escapatória. Apesar da preocupação e a dor no coração em ver aqueles olhinhos caídos, nariz escorrendo e corpo febril, lembre-se que tudo isso é necessário para a criança adquirir imunidade, ok?

A dúvida agora é: quando a virose deve ou não ser um motivo para deixar o pimpolho em casa, debaixo das cobertas?!

Como posso saber quando não mandar meu filho doente para a escola?

Seu filho não deve ir para a escolinha se estiver com alguma coisa contagiosa, assim diminuem as chances de vírus e bactérias se espalharem para outras crianças e cuidadores.

Como nem sempre é possível saber com certeza se o que ele tem é ou não contagioso, não mande a criança para a escola ou creche se ela apresentar os seguintes sintomas:

· Febre. Além da febre, ele pode estar irritado, letárgico, choramingando, inapetente, com nariz entupido e um pouco ofegante.

· Quadros respiratórios, como bronquiolite ou gripe, especialmente se ele tiver febre. Em caso de coqueluche, a criança deverá permanecer em casa até cinco dias depois de ter iniciado o tratamento com antibióticos.

· Resfriados comuns, só com coriza e espirros, sem febre, não são motivo de faltar.

· Diarreia e vômito. Esses podem ser sintomas de uma virose estomacal, e seu filho precisa ficar em casa até dois dias depois de a diarreia e o vômito terem passado. Se aparecer sangue ou muco no cocô, seu filho também não deve ir para a escola, já que pode sinalizar infecção.

· Conjuntivite e secreção amarela saindo dos olhos significam que seu filho não pode ter contato com outras crianças.

· Erupções de pele contagiosas, como impetigo,sarna ou berne.

· Manchas, vermelhidão ou bolinhas na pele acompanhadas de febre ou outros sintomas podem ser sinal de catapora, infecção pelo vírus Coxsackie (bolhas nas mãos, pés e boca), escarlatina, roseola ou sarampo.

O que posso fazer para que ele possa voltar logo para a escola?

Além de deixar seu filho bem tranquilo em casa nessas ocasiões em que não está bem, bons hábitos de higiene realmente ajudam na prevenção de novas infecções.

Lave frequentemente suas mãos e as do seu filho com água e sabonete. Esse hábito é especialmente importante depois de troca de fraldas, de usar o banheiro, de assoar o nariz, e antes de preparar alimentos e comer.

Procure montar com antecedência um esquema alternativo para quando seu filho ficar doente, uma espécie de “plantão”. Infelizmente, as doencinhas são comuns quando a criança é pequena, principalmente para quem frequenta creche ou escola, e você vai ter de ficar em casa ou arranjar alguém para cuidar do seu filho sempre que uma dessas infecções ou viroses aparecer.

Beijos, Fernanda de Luca

*Fernanda De Luca é mãe, jornalista,  produtora, repórter do Programa Papo de Mãe da TV Brasil e colunista do Portal Papo de Mãe. 

Dica: Reveja o Papo de Mãe “Com quem deixar meu filho?”

https://www.youtube.com/watch?v=5TX0fvFbS1Y




Creche / Berçário