Papo de Mãe

Festa virtual do dia das Crianças com Papo de Mãe e Turma da Mônica

Mauricio de Sousa e a psicopedagoga Paula Furtado lançam o livro Melhores amigas para sempre. A live acontece às 16 horas, com transmissão pelo  facebook.com/girassolbrasiledicoes, mediada por Mariana Kotscho e Roberta Manreza, apresentadoras do programa Papo de Mãe, da TV Cultura.

Roberta Manreza Publicado em 12/10/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h13

Imagem Festa virtual do dia das Crianças com Papo de Mãe e Turma da Mônica
12 de outubro de 2020


A Girassol Brasil & a Turma da Mônica convidam você para uma festa virtual no Dia das Crianças, 12 de outubro, com as presenças de Mauricio de Sousa e Paula Furtado, que lançam o livro Melhores amigas para sempre. A live acontece às 16 horas, com transmissão pelo  facebook.com/girassolbrasiledicoes, mediada por Mariana Kotscho e Roberta Manreza, apresentadoras do programa Papo de Mãe, da TV Cultura.

Em live mediada por Mariana Kotscho e Roberta Manreza, apresentadoras do programa

Papo de Mãe, da TV Cultura, bate-papo abordará as habilidades socioemocionais presentes

no sexto livro da coleção Bem-me-quer, que ressalta a importância da amizade e seus desdobramentos.

Às 16 horas, com transmissão pelo  facebook.com/girassolbrasiledicoes

O livro Melhores amigas para sempre é escrito pela psicopedagoga e arteterapeuta especialista em neuropsicopedagogia e contos infantis, Paula Furtado. E o melhor: em companhia da turma mais amada por todos nós: a Turma da Mônica, criada e ilustrada especialmente para esta coleção por seu pai, Mauricio de Sousa.

Melhores amigos também têm sentimentos “esquisitos”?  Muitas vezes, sim

As habilidades socioemocionais abordam diversos sentimentos presentes em todos nós desde a infância até a vida adulta. Às vezes, as diferenças entre os amigos podem fazer um deles imaginar que o outro não tem o direito de ter amigos diferentes, só por acreditar que o amigo não pode ser feliz longe dele. E isso acontece até mesmo com a dupla mais querida do bairro do Limoeiro.

No livro Melhores amigas para sempre, Mônica e Magali são inseparáveis. Estão sempre juntas, para o que der e vier. Mas, será que na hora de dividir as coisas, quando uma amiga está longe ou quando há diferenças a amizade se mantém? Ao longo da obra, a dupla mais famosa do Limoeiro mostra que uma verdadeira amizade supera qualquer obstáculo e que amizade não é “exclusividade”. E vai além: ao longo da história, o leitor poderá perceber como o sentimento de amizade é positivo e o que fazer para que o ciúme e a inveja (inerentes ao ser humano) não interfiram na amizade.

“Mônica e Magali demonstram que amizade não é algo inseparável. Amigos são como as estrelas. Nem sempre os vemos, mas sabemos que estão lá, prontos para brilhar para nós e por nós. Amigo de verdade gosta de ver o outro brilhar! E, assim como as estrelas, cada amigo tem um brilho único e especial.”

Trecho de Melhores amigas para sempre

Sobre a coleção Bem-me-quer

A coleção Bem-me-quer apresenta ao leitor mirim histórias sensíveis, delicadas e bem-humoradas, vividas pelos personagens da Turma da Mônica, com a ideia de tocar os corações das crianças – e também dos adultos. O objetivo da coleção Bem-me-quer é ajudar pais, professores e orientadores educacionais a usar os contos para trabalhar assuntos considerados “difíceis” de forma direta e, ao mesmo tempo, lúdica. As histórias e temas da coleção Bem-me-quer estão alinhadas com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), pois as competências éticas, emocionais e sociais são integradas ao contexto da narrativa. Os personagens da Turma da Mônica procuram, nos enredos, conhecer os próprios sentimentos e descobrir maneiras de transformá-los, sempre contando com a empatia e cooperação dos amigos.

A Bem-me-quer serve como ponto de partida para a criança reconhecer os próprios sentimentos e encontrar caminhos para transformá-los positivamente. Como os personagens das histórias aparecem em situações do cotidiano, isso facilita a projeção dos pequenos leitores, mostrando seus conflitos com o mundo externo e a autoavaliação para encontrar a saída dos mesmos.

Paula Furtado detalha ainda que “as histórias são instrumentos que possibilitam a elaboração das dores emocionais. Dar voz a essas emoções possibilita o acolhimento dos sentimentos da criança e a reflexão sobre os mesmos”. E acrescenta que “em muitas situações, a criança tem dificuldade em identificar e nomear seus próprios sentimentos ou não quer falar sobre o que está sentindo”. Nesse sentido, o livro infantil pode ser o elo entre os sentimentos da criança e a trajetória do personagem, fazendo com que seja possível essa identificação, possibilitando, assim, que enfrentem juntas os conflitos e alcancem o almejado final feliz.

Sobre a autora:

Paula Furtado é formada em Pedagogia pela PUC-SP. É psicopedagoga e arteterapeuta pelo Instituto Sedes Sapientiae e especialista em neuropsicopedagogia, educação especial e contos infantis. Atuou como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede particular de ensino. Trabalha em consultório particular com crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizado. É assessora pedagógica em escolas da rede pública e particular e ministra cursos para formação de educadores.

Produção literária

Autora de mais de 90 livros, entre eles Era uma vez… aprendendo português, Histórias curando histórias, Histórias para aquecer o coração e Cuidado para não explodir!, publicados pela editora Girassol.  Em parceria com a Turma da Mônica, é autora da coleção Grandes Clássicos e da obra Do fundo do coração.

Jogos Pedagógicos

Criação e patente implantados e distribuídos para diversos institutos educacionais: De Olho na Ortografia, Detetive de Palavras, Em Cima da Hora… de Aprender Gramática, Desafio, Desafio Júnior, Desafio Folclore, Charada, Charada II, Memória de Estados e Capitais, Jogo da Tabuada.

Sobre Mauricio de Sousa, o pai da Turma da Mônica

Nasceu em 1935 e iniciou sua carreira como ilustrador em Mogi das Cruzes, uma cidade do interior de São Paulo – Brasil. Aos 19 anos, mudou-se para a capital e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir mais de três mil itens com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.

Sobre a Girassol Brasil e Mauricio de Sousa

Fundada no ano 2000, a Girassol Brasil nasceu com o objetivo de levar a crianças e jovens leitores livros com altíssima qualidade editorial e gráfica, que pudessem despertar o interesse pela leitura, além de também proporcionar momentos de diversão. Hoje, a editora tornou-se referência no mercado editorial. Com mais de três mil obras publicadas ao longo de sua história, a Girassol Brasil publica obras educativas e interativas, como contos de fadas, fábulas, literatura infantil e de estudo e pesquisa. Os livros também são conhecidos pelo primoroso acabamento: pop-ups, com abas, som e recursos interativos, que encantam crianças e jovens. Com muita responsabilidade e dedicação, a editora busca constantemente se renovar e ter sempre em seu catálogo obras com as mais modernas tecnologias do mundo gráfico a favor do estímulo à leitura. São mais de 150 títulos ao longo de 12 anos de parceria entre a Girassol e a Mauricio de Sousa Produções.



DestaquesDiversosHome