Papo de Mãe
» SAÚDE

Entenda o que é o melasma e suas formas de tratamento

A dermatologista Dra. Sabrina Negro explica as causas do melasma e os grupos de risco mais afetados

Redação Papo de Mãe Publicado em 13/06/2022, às 06h00

O melasma é uma doença inflamatória mais frequente em mulheres
O melasma é uma doença inflamatória mais frequente em mulheres

Caracterizada pelo surgimento de manchas escuras na pele, mas especialmente no rosto, o melasma é uma doença inflamatória mais frequente em mulheres e se dá principalmente pela exposição à luz ultravioleta. Segundo a dermatologista Dra. Sabrina Negro, essa condição já é bem disseminada entre a população, com a maior incidência de quadros ocorrendo durante o verão.


Dessa forma, o inverno é a melhor época do ano para iniciar o tratamento contra o problema, pois tanto os procedimentos com laser, quanto os peelings e clareadores não devem sofrer exposição solar, já que se trata de produtos e técnicas que fragilizam a pele, o que pode provocar um processo inverso na eliminação das manchas”, explica a especialista.

Sugestão: assista ao Papo de Mãe sobre cuidados com a pele na gravidez


Dra. Sabrina ainda ressalta que apesar de algumas manchas serem mais chamativas e de alguns pacientes relatarem um pouco de ardor ou desconforto, não é comum que a condição cause sintomas além dos sinais estéticos. “A patologia é bem desafiadora e demanda especial atenção do médico responsável. Por já ser uma doença inflamatória, um tratamento inadequado pode inflamar ainda mais e causar maior escurecimento das manchas.”


“A preponderância do quadro em mulheres acontece devido a uma maior influência hormonal. Mulheres grávidas, por exemplo, estão com um nível de hormônios consideravelmente aumentado, o que eleva as chances de incidência do problema”, diz a dermatologista.


Outro aspecto a se destacar é que embora o melasma surja mais durante o verão devido a exposição solar, o calor e climas mais abafados já são suficientes para influenciar os quadros da doença, pois os vasos sanguíneos também são parte importante dessa fisiopatologia. Logo, vasos muito dilatados resultam em uma consequente piora da doença.

Veja também


Diante desse cenário, é imprescindível que ao aparecimento de quaisquer manchas que possam indicar a presença do melasma, o paciente procure atendimento médico especializado o mais rápido possível. “O conhecimento adequado da condição é o que definirá uma recuperação ideal da pele e o retorno do bem-estar e da autoestima da pessoa afetada”, orienta Dra. Sabrina.




Quem é Dra. Sabrina Negro?
Graduada pela Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA, a Dra. Sabrina Negro é especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, além de ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e possuir Residência em Dermatologia e Residência em Clínica Médica no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. Atualmente também é professora de anatomia focada em injetáveis no Instituto Lapidare, em Balneário Camboriú.

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

Saúde