Papo de Mãe
» AROMATERAPIA

Entenda como o uso da aromaterapia contribui para maior sensação de bem-estar

A especialista em saúde integrativa Dra. Ana Paula Severino comenta quais os óleos essenciais utilizados no tratamento da aromaterapia

Redação Papo de Mãe Publicado em 14/06/2022, às 06h00

Desde que trabalhada corretamente, a aromaterapia garante resultados positivos
Desde que trabalhada corretamente, a aromaterapia garante resultados positivos

O olfato é um dos sentidos responsáveis por proporcionar diversos tipos de sensações aos seres humanos, o que torna a aromaterapia um tratamento capaz de enviar múltiplos estímulos ao cérebro a fim de proporcionar uma maior sensação de bem-estar. Segundo a especialista em saúde integrativa Dra. Ana Paula Severino, trata-se de um antigo método que mistura óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais para equilibrar e harmonizar o corpo e a mente.


​Recomendados de acordo com a necessidade e o diagnóstico do paciente, o uso dos óleos essenciais tem se tornado cada vez mais frequente entre os profissionais de saúde e a população em geral, pois são um artifício inteligente no enfrentamento de obstáculos para crescer, viver e evoluir de maneira saudável em um mundo cada vez mais fragmentado”, comenta Severino.


​Desde que trabalhada corretamente, a especialista destaca que a aromaterapia garante resultados tanto se aplicada em consultório, quanto na sequência do tratamento de saúde integrativa em casa. Lembrando que antes do uso de qualquer óleo é recomendada uma criteriosa avaliação e consequente recomendação de um profissional capacitado.


​Na terapia integrativa, o uso dos óleos essenciais também estão ligados especialmente à terapia de meditação guiada (mindfulness) e respiração 3D, onde o paciente é colocado dentro das percepções da vida. “Combinações que auxiliam os pacientes na busca por uma melhor versão de quem eles são.”

Veja também


​Entre os modos que os óleos essenciais podem ser usados estão o aromático, quando há inalação direta, com o produto sendo passado nas mãos e inspirado; tópico, diretamente no corpo por meio de massagens; e interno, quando diluído na água, em chás ou na comida (mas, sempre com atenção a procedência do produto e a quantidade utilizada).
​Dessa forma, a utilização da aromaterapia de forma adequada garante benefícios que vão além de apenas um cheiro agradável, mas que também trabalha com substâncias extraídas de plantas aromáticas ricas em compostos que melhoram o bem-estar. “Apresentando ainda efeitos capazes de amenizar sintomas de doenças, desconfortos do corpo e que ajudam no equilíbrio emocional”, diz Dra. Ana Paula.

Quem é Dra. Ana Paula Severino?
Formada pela UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais), com atuação na PSF e na Área de Urgência e Emergência da rodovia, Dra. Ana Paula Severino também atuou como docente dos cursos de Graduação e Técnico de Enfermagem, além de capacitação profissional e científica pela EERP-USP (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto).

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

Saúde