Papo de Mãe
» COMPORTAMENTO

E quando mãe e filha competem?

A colunista Stella Azulay fala sobre relacionamento entre mãe e filha e de quando ele corre o risco de deixar de ser saudável

Redação Papo de Mãe Publicado em 30/06/2021, às 12h31

A colunista Stella Azulay
A colunista Stella Azulay

A especialista em desenvolvimento humano e colunista do Papo de Mãe Stella Azulay, da Escola de Pais XD e Escola de Adolescentes XD, fala sobre a relação entre mães e filhas. E quando acontece uma competição entre elas? O que é saudável e o que não é?

É normal que, quando pequenas, as meninas queiram imitar as mães, mas Stella diz que as mães precisam ter uma sensibilidade para notar quando a competição deixa de ser saudável. Um exemplo é quando a filha entra numa disputa pelo amor do pai. A filha precisa sentir que uma coisa é o espaço dela como filha, que é diferente do espaço ocupado pela mãe.

É preciso que os pais tenham uma excelente comunicação para que possam, entre eles, se tornar cúmplices para que a filha sinta que ela tem o espaço dela como filha, muito diferente do lugar da mãe." (Stella Azulay)

Disputar as roupas também é algo que demanda atenção. "Uma coisa é a identificação, outra é uma competição não saudável", diz Stella. E atenção a sentimentos como inveja e ciúmes. É fundamental o diálogo aberto na família e, quando necessário, buscar ajuda.

Para Stella, não aprender a lidar com a inveja, com o ciúmes, com o clima competitivo gera prejuízos para o futuro dos filhos. "Fica a dica para que vocês possam assumir isso com muita responsabilidade", finaliza.

Veja também

Assista ao vídeo da Stella Azulay e se inscreva no canal do YouTube do Papo de Mãe:

ColunistasStella AzulayVídeos