Papo de Mãe

Dor de ouvido no verão é diferente da que costuma afetar as crianças no inverno

Roberta Manreza Publicado em 22/12/2015, às 00h00 - Atualizado às 09h23

Imagem Dor de ouvido no verão é diferente da que costuma afetar as crianças no inverno
22 de dezembro de 2015


Frequente nessa época do ano, ela costuma acontecer porque as crianças passam mais tempo em contato com a água. Saiba como prevenir e tratar

Por Vanessa Lima Revista Crescer

ouvido_mergulho_piscina_ver

É tempo de altas temperaturas, viagens em família, praia e piscina até o sol se por… Enfim, o verão está aí. Engana-se quem pensa que infecções como a otite param de acometer as crianças nesse período, em que ficamos livres do frio. Na verdade, muitas reclamam, sim, de dor de ouvido no calor, mas ela é diferente da inflamação que costuma acontecer no inverno. Trata-se da otite externa, na maior parte das vezes, causada pela água. “O líquido fica na cavidade do canal do ouvido e abre caminho para infecções. Já a otite média, mais comum no frio, afeta o tímpano”, explica o otorrino pediatra Lauro Alcântara Lobo, do Hospital Infantil Pequeno Príncipe (PR). “Isso acontece com maior frequência nas crianças de 3 anos em diante, que, nessa época de calor, passam o dia inteiro dentro da piscina ou do mar”, alerta o especialista.

Sai pra lá, inflamação!
Ninguém quer que nenhuma doença atrapalhe a bagunça das férias, não é mesmo? Então, o melhor caminho é a prevenção. Para isso, você não precisa evitar as brincadeiras na água, que são de longe as mais divertidas nessa época do ano. Basta tomar alguns cuidados, como, após o banho, secar a parte externa do ouvido com uma toalha macia, nunca dentro.

Se as inflamações forem muito frequentes, converse com o médico. Assim, ele poderá investigar se há alguma causa específica e indicar os procedimentos adequados para o caso do seu filho. O uso de protetores de silicone – vendidos em lojas de esporte ou especializadas em natação – também é uma opção válida.

Como saber se seu filho está com otite?
É difícil errar. Na hora de vestir ou tirar a camiseta e passar a gola pela altura das orelhas, por exemplo, a criança vai reclamar. “Isso acontece porque a pele do conduto auditivo é muito sensível e tem ligação com a cartilagem. Então qualquer toque ou movimento intensifica a dor”, explica Alcântara Lobo. Algumas vezes, a orelha apresenta vermelhidão e um leve inchaço. Como em qualquer outro processo infeccioso, a otite também pode ocasionar febre. “Há casos em que a temperatura corporal aumenta, mas nada além de 37,5 ou 38 graus”, alerta o médico.

Primeiros cuidados
Se o seu filho está com esse tipo de inflamação, controle o impulso de usar hastes flexíveis para limpar, secar ou retirar qualquer possível secreção de dentro do ouvido. Para o especialista, esse tipo de objeto é o inimigo número 1 do canal auditivo, já que aumenta as chances de causar ferimentos e piorar a situação.

Quando a dor é muito intensa, um analgésico – previamente receitado pelo pediatra – ajuda a aliviar os sintomas. Uma compressa quente também ameniza o desconforto. “Pegue uma bolsa térmica aquecida, enrole em uma toalha e aproxime-a do ouvido”, sugere o especialista. O calor combate a dor e a inflamação.

Complicou…
Em alguns casos, quando não tratada adequadamente, a otite externa pode levar a um quadro mais sério. Se os primeiros cuidados não forem suficientes e o problema persistir, procure um otorrino para investigar a situação. Segundo Lauro Alcântara Lobo, 95% das ocorrências são resolvidas com uso de analgésico, uma limpeza delicada feita em consultório ou uso de medicação tópica, em gotas sobre o local da inflamação. “Somente quando o canal está muito comprometido, o que é raro de acontecer, o especialista indicará tratamento com antibiótico oral ou injetável.”

 –

Dica: Assista ao Papo de Mãe sobre Doenças nas Férias




HomeNotícias0 a 2 anos3 a 8 anos9 a 12 anosSaúde