Papo de Mãe

Sábado (09), 8h, na TV Cultura – Papo de Mãe sobre Pais Divorciados

Roberta Manreza Publicado em 08/09/2017, às 00h00 - Atualizado às 11h45

Imagem Sábado (09), 8h, na TV Cultura – Papo de Mãe sobre Pais Divorciados
8 de setembro de 2017


Neste programa, Mariana Kotscho e Roberta Manreza conversam com pais divorciados

A separação de um casal é sempre um momento difícil. Normalmente, quando um casal se separa, é o pai quem deixa a casa e acaba perdendo a convivência diária com os filhos. Porém, esta realidade está com os dias contados.

Pesquisas mostram que o pai separado tem assumido cada vez mais a criação dos filhos. Segundo o IBGE, em 1,8% dos lares brasileiros, ou seja, em 881 mil casas, o pai vive sozinho com os filhos. Além disso, a lei também sofreu mudanças.

Hoje, no Brasil, a guarda compartilhada passou a ser a regra para os pais separados – mesmo que não haja acordo entre as partes. O objetivo da nova lei é garantir maior equilíbrio entre responsabilidades e convivência entre pais e filhos, diminuindo os casos de Alienação Parental.  A guarda compartilhada só não será adotada no caso do juiz concluir que um dos pais não esteja apto a cuidar do filho, ou no caso de um dos pais manifestar o desejo de não obter a guarda.

Neste programa, vamos conhecer as histórias de três pais separados: Júlio, Eduardo e Fernando.

Júlio é pai de 3 filhos e mora com as 2 filhas mais novas. Segundo ele, tudo foi acordado de maneira pacífica, sem a necessidade de advogados. Joãoé separado há 6 anos e tem a guarda compartilhada das filhas, que moram com a mãe. A convivência com as meninas acaba dependendo da conciliação dos horários entre o trabalho dele e os estudos delas. Já Fernando briga há 1 ano litigiosamente na Justiça pela guarda do filho. Segundo ele, a mãe pede a guarda unilateral e ele a compartilhada.

Especialistas: Dr. Nélson Sussumu Shikicima, advogado especialista em Direito de Família; Roberta Palermo, terapeuta familiar e autora de vários livros, entre eles: “Ex-Marido, pai presente – dicas para não cair na armadilha da alienação parental”; e Paulo Niccoli Ramirez, antropólogo e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

O programa conta também com a participação do povo nas ruas de São Paulo com o repórter Marcelo Zanini.

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.

Portal: www.papodemae.com.br  Facebook: www.facebook.com/papodemaeoficial  Grupo: www.facebook.com/groups/programapapodemae  Twitter: www.twitter.com/papodemae  Instagram: http://instagram.com/papodemaeoficial Youtube: www.youtube.com/papodemae

mari ro e paisjulio e filhaseduardo e filhafernandonelson e filhoroberta e filholivro robertapaulo e filhocriancasmarcelomilhageral2




DestaquesDicasMãe / PaiHome