Papo de Mãe
» COMIDAS NATALINAS

Dicas para uma ceia saudável de Natal

Com a proximidade do Natal, vem à tona a preocupação de como se alimentar corretamente, sem abusos e prejuízos à saúde do corpo e do coração

Roberta Manreza e Maria Cunha* Publicado em 23/12/2019, às 00h00 - Atualizado às 10h44

Nutricionista do HCor dá dicas para uma ceia saudável
Nutricionista do HCor dá dicas para uma ceia saudável

É importante substituir ingredientes ou preparações mais calóricas por alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais, que vão auxiliar na digestão e no controle do diabetes, hipertensão e colesterol

O Natal está chegando e, com ele, a preocupação do que preparar para a ceia nesta noite tão especial. Ninguém precisa deixar de comemorar com prazer essa data importante. E, pensando nisso, a gerente de Nutrição do HCor (Hospital do Coração), Rosana Perim, dá algumas dicas para a elaboração de uma ceia saudável, equilibrada, com alimentos de baixo teor calórico, menos gordura e açúcar, além de incluir verduras, frutas e cereais integrais.

Nesta época do ano muitos alimentos calóricos fazem parte das ceias de Natal e Reveillon, além de bebidas alcoólicas, doces e guloseimas. Porém, com a proximidade das comemorações, vem à tona a preocupação de como se alimentar corretamente, sem abusos e prejuízos à saúde do corpo e do coração.

Veja também

A gerente de Nutrição do HCor elenca algumas dicas para quem está procurando um cardápio que foge ao habitual, para celebrar as festas com os amigos e familiares. “É importante substituir ingredientes ou preparações mais calóricas por alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais que vão auxiliar na digestão e no controle do diabetes, hipertensão e colesterol”, esclarece a nutricionista.

Uma ceia saudável deve seguir algumas regras para que não se torne prejudicial à saúde. “O consumo excessivo de alimentos mais calóricos e gordurosos, ausência de fibras, abuso de doces, carboidratos e ingestão exagerada de bebida alcoólica são fatores capazes de inverter as expectativas de uma refeição saudável”, explica Rosana Perim.

Dicas da nutricionista do HCor para uma ceia saudável

As carnes da ceia: as melhores opções para o Natal são as carnes de peru e chester. Pernil e tender podem fazer parte da ceia, mas nada de exageros. Caso haja mais que uma opção de carne, opte apenas por uma. “E lembre-se, independente de qual for a sua escolha, deixe sempre a pele de lado. Mesmo sendo considerada a parte mais saborosa, ela é rica em gordura. Uma boa dica de carne magra e saudável é o lombo de porco”, aconselha.

Frutas oleaginosas: as frutas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas) são características dessa época do ano e também são ótimas fontes de gorduras boas, vitaminas e minerais, que irão proteger o coração. Em contrapartida, são alimentos calóricos. Por isso, evite servi-las como aperitivos. “Uma dica é utilizá-las com o arroz ou na salada, deixando as preparações diferentes e mais saborosas”, diz.

E a farofa de Natal? A farofa é mais uma das preparações que pode ser um acompanhamento saudável para a ceia de Natal. Para isso, evite prepará-la com bacon, linguiça, ovos e presunto. Seja criativo e use outras opções também natalinas em seu preparo como o damasco, ameixa, uva passa e até mesmo castanhas. “Outra sugestão bastante saudável é acrescentar vegetais como cenoura ralada, abobrinha e couve, que deixam a receita leve e colorida”, sugere.

Saladas: as saladas continuam sendo as melhores opções de entrada para as refeições. E para a ceia de Natal não seria diferente. Elas são ricas em vitaminas, minerais e fibras, que vão proporcionar a sensação de saciedade, evitando exageros durante a noite. “A sugestão é incluir no cardápio no mínimo três opções diferentes de saladas, e evitar preparações com molhos a base de creme de leite, dando preferência para os feitos com o iogurte desnatado ou frutas”, esclarece.

Sobremesas: frutas natalinas são as melhores alternativas. Para a sobremesa, as frutas frescas como melão, melancia, uva, pêssego, figo, cereja e ameixa sempre são as melhores opções, por terem poucas calorias e fornecerem diversos nutrientes para o nosso corpo. “Evite consumir uma grande quantidade de frutas nas versões secas e cristalizadas, pois elas contêm o dobro de calorias. Para os adeptos dos doces, o ideal é preparar uma única opção de sobremesa e evitar, assim, um consumo muito maior de calorias”, pontua a nutricionista do HCor.

Bebidas alcoólicas: cuidado com os exageros! O consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode contribuir com o aumento do peso, principalmente as destiladas, que são mais calóricas. “Como estamos na estação mais quente do ano, é importante lembrar da ingestão de líquidos, principalmente a água. Sugestão para as águas aromatizadas, onde são misturados pedaços de frutas ou ervas. Elas são menos calóricas e ótima opção para refrescar nos dias e noites quentes”, finaliza Rosana Perim.

*Roberta Manreza e Maria Cunha são repórteres do Papo de Mãe

Assista ao Papo de Mãe sobre crianças nascidas no Natal


AlimentaçãoDicasSaúde