Papo de Mãe

Dicas para inserir ingredientes saudáveis nas refeições das crianças

Roberta Manreza Publicado em 04/04/2017, às 00h00 - Atualizado às 10h00

Imagem Dicas para inserir ingredientes saudáveis nas refeições das crianças
4 de abril de 2017


Por Saúde4Kids*

Almôndega de carne com abóbora, cenoura e aveia é uma das dicas de receitas da pediatra do Saúde4Kids

A alimentação dos pequenos e a dificuldade de estimulá-los a fazerem refeições mais saudáveis estão entre as principais queixas nos consultórios médicos. A pediatra Dra. Ana Laura Kawasaka, do Saúde4Kids, ressalta que um dos truques mais simples e eficazes é inserir alimentos nutritivos em receitas que as crianças já conhecem e aprovam, como a almôndega, que também pode ter formato de hambúrguer e ser feita com abóbora, cenoura e aveia.

Além disso, a Dra. Ana Laura explica que é muito importante os pais criarem receitas que toda a família possa comer junta. Os pequenos se inspiram muito e aprendem com o comportamento dos próprios pais.

Voltando à receita de Almôndega de carne com abóbora, cenoua e aveia.

Ingredientes

300 g de patinho moído

1 ovo caipira

1 xícara de abóbora japonesa cozida e amassada

1/2 xícara de cenoura ralada

2 colheres de sopa de farinha de aveia

1 colher de sopa de aveia em flocos

1/2 cebola picada

1 dente de alho espremido

Salsinha e cebolinha a gosto

1 colher de sobremesa rasa de sal

Cozinhe a abóbora e escorra bem a água. Amasse com um garfo. Misture com as mãos a abóbora amassada, a cenoura ralada e a carne. Acrescente o ovo, a farinha e a aveia em flocos e misture. Tempere com a cebola, o alho, a salsinha, a cebolinha e o sal. Faça bolinhas com as mãos e leve em forma untada ao forno pré-aquecido por 40 minutos a 180 graus. Se preferir sirva com molho de tomate. E vale lembrar que não é recomendada a utilização de sal para crianças abaixo de 1 ano.

*O Saúde4Kids é um portal com informações direcionadas especialmente a mamães e papais ou responsáveis pelos cuidados com as crianças nos mais variados aspectos, desde a fase bebê até a adolescência. Foi criado em 2015 pelas médicas e pediatras Fernanda Viana, Rafaela Gato Calmon e Ana Laura Kawasaka para compartilhar conhecimentos técnicos e experiências pessoais, a fim de orientar toda a família sobre cuidados com a saúde, bem-estar e comportamento da criançada.

Papo de Mãe recomenda: 




AlimentaçãoAmamentação / AlimentaçãoColunistasHome0 a 2 anos3 a 8 anosSaúde