Papo de Mãe

Dicas de primeiros socorros para salvar vidas de bebês e crianças

Mariana Kotscho Publicado em 13/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h39

Imagem Dicas de primeiros socorros para salvar vidas de bebês e crianças
13 de dezembro de 2020


Primeiros socorros salvam vidas, por isso é importante para quem tem bebês ou crianças pequenas ter noções básicas de primeiros socorros.

De acordo com pediatras do Samu, quando é caso de engasgo, enquanto a pessoa estiver tossindo, não se deve fazer nada. Nem em bebê, nem em criança, nem em adulto. A tosse é uma defesa do organismo para expelir o que está obstruindo as vias aéreas. Se parou de tossir, é grave e é preciso fazer manobras para expelir o que está entalado na garganta.

Em primeiro lugar, chamar o socorro. Samu: 192. Ou bombeiros: 193.

As manobras são diferentes, de acordo com o tamanho da criança (vídeo abaixo).

Em caso de bebê: o adulto deve sentar e apoiar o tronco do bebê no seu antebraço, com a barriga para baixo, com a cabeça mais baixa e bater com as mãos cinco vezes nas costas. São cinco golpes no dorso, entre as duas asinhas (escápulas). Daí vira o bebê de barriga para cima no outro antebraço (que deve estar apoiado na coxa para o bebê não cair) e então faz 5 compressões entre os dois mamilos. As compressões devem ser feitas com dois dedos retos, comprimindo 5 vezes para provocar uma tosse artificial. Repetir as manobras até o bebê chorar. Só retirar o objeto se ele estiver visível e fácil de sair. Lembrando que muitas crianças sofrem engasgos e asfixia com pequenos objetos, pedaços de brinquedos e também alimentos, principalmente salsichas, uvas, tomate-cereja, balas, azeitonas, jabuticabas.

Trecho de demonstração no Papo de Mãe de salvamento de bebê

Para crianças acima de um ano é outra manobra, chamada manobra de Heimlich. É preciso ajoelhar atrás da criança, com ela em pé na sua frente e de costas para você. Fechar uma das mãos com o polegar escondido entre os outros dedos e apoiar no estômago da criança, acima do umbigo e entre as costelas, mas sem encostar nas costelas. Com a outra mão, empurra a mão que está no estômago fazendo o desenho da letra “J”, afunda e levanta com movimentos rápidos e fortes.

Trecho de demonstração no Papo de Mãe de salvamento de criança

Se a criança perder a consciência e desmaiar, é outra manobra que serve para crianças maiores e até adultos.

Daí precisa deitar a pessoa de barriga pra cima e fazer compressão toráxica, lembrando que no bebê a compressão é feita com apenas dois dedos. Em crianças maiores é com a mão aberta. Deixar a boca aberta. Manobra usada também em caso de afogamento.

Para afogamento tem que alternar compressões toráxicas com ventilação, soprar na boca da vítima. Atençao: a ventilação em bebês só pode durar 1 segundo e deve envolver boca e nariz. São 30 compressões toráxicas para duas ventilações (ver vídeo).

Trecho de demonstração no Papo de Mãe de salvamento por afogamento

A prevenção de acidentes e informação de qualidade também salvam vidas. Por isso confira aqui no site do papo de mãe nosso conteúdo sobre o tema.

Abaixo, um vídeo que ensina primeiros socorros básicos. Compartilhe para salvar vidas.




DicasBebêFamíliaMãe / PaiHomeAdolescenteCriançaSegurança InfantilVídeos