Papo de Mãe
Papo de Mãe
» SAÚDE FEMININA

Diabetes gestacional. Quais os riscos?

A ginecologista e obstetra Ligia Santos explica em vídeo o que é a diabetes gestacional

Redação Papo de Mãe Publicado em 07/01/2021, às 00h00 - Atualizado em 08/01/2021, às 11h29

None

Os hormônios da gravidez podem provocar uma resistência à insulina, provocando a diabetes gestacional, que é um mecanismo diferente daquele que acontece com a mulher que já era diabética antes de engravidar.

A diabetes gestacional provoca um mau funcionamento do pâncreas e pode oferecer alguns riscos na gestação, por isso é importante o pré-natal adequado e o acompanhamento médico, já que essa diabetes gestacional pode ser assintomática e só aparecer em exames.

Algumas mulheres que desenvolvem a diabetes gestacional correm o risco de no futuro ter diabetes tipo 2.

Leia também

Bebê com anticorpos para Covid-19? Entenda o caso

gravidez
Caption

Entre os riscos para a gestação e para o bebê estão: parto prematuro, pulmão imaturo, bebê com excesso de peso e alterações cardíacas.

Cerca de 7% das grávidas brasileiras desenvolvem diabetes na gestação, de acordo com o Ministério da Saúde. Histórico genético, sedentarismo e a alimentação inadequada contribuem para o aparecimento da doença.

Por isto, é importante que durante o pré-natal seja feito um teste para checar a quantidade de açúcar no sangue. A diabetes gestacional tem tratamento e seu controle ajuda, inclusive, a reduzir a chance de que o bebê apresente problemas de obesidade no futuro.

Assista ao vídeo da colunista do Papo de Mãe, Dra. Ligia Santos:




ColunistasDra.Ligia SantosHomeGravidezPrimeira InfânciaVídeos