Papo de Mãe
» INCLUSÃO

Dia 03 de dezembro – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Em um especial, o Inclua Mundo traz alguns momentos do programa e histórias que contribuíram para um novo olhar sobre as pessoas com deficiência

Julia Bandeira* Publicado em 03/12/2021, às 16h00

O Inclua Mundo vai ao ar no Canal Papo de Mãe
O Inclua Mundo vai ao ar no Canal Papo de Mãe

O Inclua Mundo completou em novembro um ano de programa, foram 28 episódios produzidos, para levar a todos informações acessíveis com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar dessas pessoas.

Este também é o objetivo do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado em 03 de dezembro desde 1992. Neste dia a OMS se junta a outros parceiros ao redor do mundo para comemorar um dia para todos.

Mais de 1 bilhão de pessoas tem algum tipo de deficiência, e prevê-se que esse número aumente, em parte devido ao envelhecimento da população e ao aumento na prevalência de doenças não transmissíveis. Apesar disso, poucos países dispõem de mecanismos adequados para responder plenamente às prioridades e necessidades de saúde das pessoas com deficiência. (Fonte: World Health Organization - https://www.who.int/)

Assista ao episódio completo e seja bem-vindo ao Inclua Mundo!

Embora a deficiência ainda esteja relacionada à desvantagem, nem todas as pessoas com deficiência são igualmente prejudicadas, essa diferença depende muito do acesso a saúde, educação e emprego, entre outros.

Muitos de nós podemos desenvolver uma deficiência ao longo da vida, especialmente à medida que envelhecemos.

Precisamos lutar cada vez mais por um mundo onde os sistemas de saúde sejam inclusivos e as pessoas com deficiência possam atingir o mais alto padrão de saúde possível.

Veja também

Nestes 02 últimos anos, a COVID-19 resultou em mais desvantagem e maior vulnerabilidade para muitas pessoas com deficiência devido a barreiras nos setores de saúde e sociais, incluindo atitudes discriminatórias e infraestrutura inacessível.

Reconstruir melhor requer que as pessoas com deficiência ocupem um lugar central na tomada de decisões do setor de saúde, para garantir que as barreiras sejam abordadas de forma inclusiva e oportuna.

A inclusão da deficiência em todos os setores da sociedade não é apenas a coisa certa a se fazer, mas também a coisa inteligente a se fazer, visto que todos podemos um dia precisar dessa acessibilidade.

Hoje, neste dia especial, vamos lembrar alguns momentos do programa Inclua Mundo, que é um trabalho em rede e cada história contribuiu para um novo olhar sobre a pessoa com deficiência.

Aguarde! Em 2022 voltamos com muito mais protagonismo, inclusão e diversidade.

Boas Festas!

nossoolhar.org

Siga a ONG Nosso Olhar

*Julia Bandeira é repórter do Inclua Mundo

DestaquesInclua MundoInclusão