Papo de Mãe
» MATERNIDADE E CARREIRA

A descoberta da gravidez

Em sua nova série sobre maternidade e carreira, a colunista Stella Azulay fala sobre o momento da descoberta da gravidez e os medos que surgem

Maria Cunha* Publicado em 05/09/2021, às 07h00

A colunista Stella Azulay
A colunista Stella Azulay

Stella Azulay, diretora da escola de pais e adolescentes XD fala do momento em que a gravidez é descoberta, seja ela planejada ou não, e de repente, a gestante começa a sentir todos os medos e inseguranças do que pode acontecer com ela quando o bebê nascer.

Isso ocorre porque, quando a mulher engravida, ocorre uma transformação hormonal que vem com toda a força e vai criando novas emoções, angústias e medos: o medo do desconhecido, do novo.

"Nós entendemos que a nossa vida tem uma rotina e por mais que, às vezes, ela esteja instável ou a gente entenda que não tem controle sobre tudo, é uma rotina que a gente já se acostumou, o que inclui esse ritmo instável. A vinda de um bebê mexe com toda essa estrutura e, com isso, a gravidez pode se transformar em um momento tenso", explica Stella. 

Veja também

A dica da colunista para as mulheres que estão se preparando para ser mães, não importa se de primeira, segunda ou terceira viagem, já que cada filho vem em uma fase diferente, é que a gente não pode se deixar dominar por esse tipo de medo ou sensação, porque tudo se ajeita e a vida se acomoda em torno dessas novas realidades que estamos vivendo.

"Então, é muito importante curtir cada estágio da gravidez e ter uma mente flexível, entendendo que a gente pode criar novos cenários diante da nossa realidade e do trabalho que temos nesse momento, seja como funcionária de uma empresa, autônoma ou empreendedora".

Stella Azulay ainda reforça que também é importante assumir a necessidade de fazer uma adaptação e novos encaixes na rotina. Assim, devemos nos programar para isso de uma forma tranquila e se comunicar com as pessoas a quem temos compromissos e responsabilidades.

"Jamais esconda sua gravidez. Tem aquele período, claro, que a gente quer manter ainda em segredo, os primeiros três meses, para ter a segurança e a certeza de que a gravidez continua, mas, passado esse período, quando a barriga já começa a aparecer, tem que assumir a gravidez com orgulho e alegria, entendendo que filhos vem para melhorar a nossa vida. Eu tenho quatro filhos e sempre falei, onde come um, come dois, onde come dois, come três, e a vida vai se ajeitando conforme vai mudando”.

A partir disso, Stella conclui ao aconselhar, mais uma vez, as mães e gestantes a levar, realmente, a gravidez de uma forma leve, sentando e conversando com as pessoas que fazem parte da rotina de trabalho.

"A nossa vida é feita de imprevistos e mudanças, sobrevive quem tem flexibilidade mental e a vida está cheia de acontecimentos, o nascimento de um filho é um deles, devemos aproveitar esse momento para treinar essa agilidade e essa permissão para reestruturar a vida. É um aprendizado incrível", finaliza. 

Assista ao vídeo completo da Stella Azulay: episódio 1 da série sobre maternidade e carreira 

Stella AzulayComportamentoDesafios / DilemasGravidezTrabalho / Carreira