Papo de Mãe
» ALERTA

Desafio da rasteira, viral entre adolescentes, pode causar sequelas neurológicas definitivas e até matar

Texto da AACD, escrito com exclusividade para o Papo de Mãe, chama a atenção para a gravidade do desafio da rasteira

Fábio Antonio Furukawa Okuda* Publicado em 18/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 09h15

Texto da AACD, escrito com exclusividade para o Papo de Mãe,  chama a atenção para a gravidade do desafio da rasteira
Texto da AACD, escrito com exclusividade para o Papo de Mãe,  chama a atenção para a gravidade do desafio da rasteira

O início das atividades escolares de 2020 está sendo marcado pela circulação de vídeos, em redes sociais, sobre o “desafio da rasteira” ou “quebra-crânios”.

A “brincadeira” é composta por três pessoas de frente para uma câmera, na qual a pessoa do meio é a vítima. Ela é orientada a dar um pulo e acaba recebendo uma rasteira enquanto estiver no ar, podendo resultar em trauma físico caracterizado por fraturas nos ossos dos braços e das pernas, traumatismo craniano encefálico e da coluna vertebral, além de lesão grave do cérebro, medula e nervos podendo causar sequelas neurológicas definitivas e até mesmo a morte.

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) já se pronunciou oficialmente alertando os pais e educadores sobre a necessidade de reforçar a atenção com as crianças e os adolescentes, reforçando que todos os envolvidos podem responder penalmente por lesão corporal grave e até mesmo homicídio culposo.

Sugestão: Entrevista com a psicóloga Dora Sampaio Góes, do Grupo de Dependências Tecnológicas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, sobre internet e redes sociais

Inúmeras escolas já estão abordando o tema com metodologias pedagógicas e psicológicas adequadas, alertando sobre os riscos dessa perigosa e criminosa brincadeira.

Cabe aos mais experientes informar e educar os jovens sobre a gravidade dos fatos, interrompendo o movimento e prevenindo a ocorrência de novas vítimas.

É nesse intuito que a AACD juntamente com o Dr Fábio Antonio Furukawa Okuda, médico neurocirurgião do Centro Médico da AACD, realiza esse comunicado de utilidade pública.

Veja também:

*Dr. Fábio Antonio Furukawa Okuda

Médico Neurocirurgião Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).

Fellow em Neurocirurgia Funcional e Dor pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP.

Pós-graduação em Dor – IEP Sírio Libanês – SP.

Membro da Sociedade Brasileira de Estudo para Estudo da Dor (SBED).

Membership of North American Neuromodulation Society (NANS).

Neurocirurgião do Centro Médico da AACD – Unidade Ibirapuera- SP.

@drfabioneuro

#aacd #quebracranionao #desafiorasteiranao #sbn  

Desafios / DilemasNotícias