Papo de Mãe

Cuidando da vovó: saiba como evitar acidentes domésticos com idosos

Roberta Manreza Publicado em 27/03/2015, às 00h00 - Atualizado às 14h15

Imagem Cuidando da vovó: saiba como evitar acidentes domésticos com idosos
27 de março de 2015


dia do idoso

É muito comum ocorrerem quedas e acidentes de transporte com idosos. As quedas podem ser provocadas pela fragilidade física e pelo uso de medicamentos que causam algum tipo de alteração no equilíbrio ou na visão, mas também podem estar associadas a enfermidades, como a osteoporose, ou à instabilidade postural típica da idade. A negligência com os idosos em casa, nas instituições e comunidades onde vivem também pode ser a causa de quedas e acidentes. De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, no Brasil cerca de 93 mil idosos se internam por ano por causa de quedas (53%), violências e agressões (27%) e acidentes de trânsito (20%).

SAIBA MAIS: 

É preciso prevenir as quedas, pois elas provocam dependências e mortes. O perigo que as quedas representam para as pessoas idosas está, principalmente, no fato de que muitas sofrem de osteoporose, uma doença que dificulta a calcificação óssea e pode impedir a recuperação de fraturas. A fratura de colo de fêmur é a principal causa de hospitalização e metade dos idosos que sofrem esse tipo de lesão morre dentro de um ano. Grande parte dos que sobrevivem fica totalmente dependente dos cuidados de outras pessoas.

Para evitar a queda dos idosos, as famílias precisam usar nas construções ou reformas das casas pisos antiderrapantes, retirar tapetes ou fixá-los ao assoalho, instalar uma iluminação adequada e colocar dispositivos de apoio nos banheiros e em outros locais das casas. Muitos idosos também têm dificuldades em atravessar ruas por causa de seus movimentos mais lentos, problemas visuais ou de audição. Para prevenir quedas na rua, a sociedade deve exigir que motoristas e cobradores respeitem o direito que os mais velhos têm de usar as vias e os transportes públicos com segurança.

Como os acidentes e violências no trânsito são a primeira causa externa de morte de idosos, é importante que haja mais sinalização nas ruas, campanhas educativas sobre os direitos dos idosos nas escolas de formação de motoristas, e punição às pessoas e empresas que desrespeitam os direitos deles no trânsito e nos transportes públicos.

ASSISTA:




AvósFamíliaHomeNotícias