Papo de Mãe
» HIGIENE INFANTIL

Crianças podem passar mais de um dia sem tomar banho no inverno?

Os banhos diários no inverno: dicas de como amenizar o frio na hora de tirar a roupa para entrar na água quente e como sair dela

Silmara Spinelli* Publicado em 24/08/2021, às 10h57

O indicado é um banho diário
O indicado é um banho diário

 Se, para nós adultos, levantar da cama para cumprir as tarefas do dia, conseguir tirar a roupa quentinha para entrar no chuveiro, durante o inverno, já é difícil, imagina para as crianças. Ao saber da sensação, os pais podem repensar sobre a necessidade de banhos diários ou como amenizar o desconforto dos pequenos ao sair da água quente.

Primeiramente, devemos entender que não é porque não enxergamos a “sujeira”, que não existam restos de pele, excesso de sebo, microorganismos, entre outros. Tudo isso pode ser considerado sujeira, mas, aos nossos olhos, nem sempre isso fica claro.

Assim, usar como parâmetro somente aquilo que pode ser visto para decidir sobre a higienização das crianças, tende a não ser a melhor das alternativas. Apesar da cultura também ter relevância nos hábitos de higiene das famílias, no Brasil – ainda mais em tempos pandêmicos –, o indicado é um banho diário.

Caso haja necessidade de mais de um banho, o recomendado é usar o sabonete somente em um dos banhos para não ressecar demais a pele, tirando sua oleosidade natural. Nas outras vezes, a recomendação é utilizar apenas água em abundância.

Veja também:

Em relação ao melhor horário para dar banho nos pequenos, a orientação é de que o banho com uso de sabonete seja realizado à noite, para que a criança possa dormir limpinha e tranquila.

Pensando no inverno, se possível, use um aquecedor no banheiro e evite deixar as janelas abertas na hora que a criança estiver saindo do banho. Quanto à temperatura do banho, o ideal é que a água esteja morna e que se evite banhos de imersão.

Se mesmo assim, por algum motivo, não der para o bebê tomar banho, opte por uma limpeza com algodão, água e sabonete, tomando cuidado na genitália, axilas e pés.

Vestir roupas limpas também diz respeito à higiene infantil. Deve-se sempre trocar a roupa da criança após o banho e nunca se deve repetir a roupa íntima. Meias sujas também não devem ser utilizadas.

Viu só? Atitudes básicas do dia a dia podem prevenir várias doenças em crianças. Além disso, esses hábitos ajudam a formar adultos mais conscientes da necessidade de cuidar do corpo. Lembre-se sempre de que o cuidado com o corpo começa ainda na infância.

*Silmara Spinelli é farmacêutica bioquímica formada pela UNESP com pós graduação em administração de empresas pela FAAP, especialista em Farmacêutica Esteta e Dermaticista pelo IBECO, em Homeopatia pela USP-SP e em Manipulação Magistral Alopática pela Anfarmag CFF. É fundadora da Empório Magistral renomada Farmácia de Manipulação de São Paulo com 16 anos de tradição, liderada por mulheres em busca de excelência, inovação e cuidado diferenciado com o cliente.

Instagram: Silmara Spinelli

Facebook: Empório Magistral

Assista ao Papo de Mãe sobre higiene e banho do recém-nascido. 

ComportamentoDicasSaúde