Papo de Mãe
» PANDEMIA

Covid-19 em crianças

A pediatra Fernanda Viana, do Saúde4kids, fala sobre covid-19 em crianças, agora que a pandemia está ainda mais grave

Redação Papo de Mãe Publicado em 10/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h57

Casos graves em crianças são raros, mas é preciso estar atento a certos sintomas
Casos graves em crianças são raros, mas é preciso estar atento a certos sintomas

Ainda não há muitos estudos sobre a evolução da doença em crianças, mas já se sabe que a doença em criança é menos sintomática e menos grave. "Menos de 1% dos infectados são crianças e, dentre esses, são raras as crianças que terão a doença grave", diz a Dra. Fernanda Viana, pediatra do Saúde4kids.

Para outras doenças virais, sempre há a preocupação com as crianças menores de 3 meses. Porém, com a covid-19, isso não acontece. "As crianças menores de três meses têm apresentado formas menos sintomáticas e menos graves", ressalta a pediatra.

Veja também:

Crianças acima de 10 anos e adolescentes apresentam mais sintomas. Uma das manifestações é a febre alta. Mas o que é a forma grave na criança?

Além de sintomas respiratórios, a criança pode ter uma síndrome inflamatória multissistêmica associada à covid-19, que pode afetar também o sistema circulatório (cardiovascular). Essas crianças com casos mais graves apresentam febre, taquicardia, ficam “caídas” e têm dor abdominal. "Mas é importante ressaltar que são casos raros", diz.

A pediatra afirma que é importante procurar atendimento médico quando a criança teve contato com alguém com covid-19, está com febre, dor abdominal, cansada e desidratada. 

É importante chamar a atenção para outras doenças respiratórias que atingem as crianças, principalmente os bebês. Com o relaxamento da pandemia, esses casos voltaram a subir. “Estamos numa época de infecção viral em crianças”, lembra a Dra. Fernanda, e alerta: “O bebê pequeno que apresenta falta de ar precisa sempre ser avaliado porque pode estar com doença respiratória”.

A criança pequeninha que está com falta de ar, que não mama, que está cansada e desidratada possivelmente não está com covid-19: possivelmente é uma bronquiolite ou uma influenza. Porém, é importante levá-la ao hospital porque ela precisa ser avaliada e essa criança pode precisar de oxigênio ou de internação." (Dra. Fernanda Viana)

No caso das crianças maiores, dores abdominais, febre e cansaço podem ser sintomas de covid-19 e a ida ao hospital também é necessária.

Assista ao vídeo da Dra. Fernanda Viana no Canal Papo de Mãe:

CriançaPrimeira InfânciaSaúdeSaúde4kids - pediatrasVídeos