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Conheça técnicas de exercícios para grávidas que ajudam no parto

Mobilidade é uma das coisas mais importantes para a gestante. Personal indica movimentos que fazem toda a diferença

Redação Papo de Mãe Publicado em 22/09/2021, às 18h46 - Atualizado em 23/09/2021, às 18h51

O período da gestação é encarado pelas mulheres de maneiras muito diferentes
O período da gestação é encarado pelas mulheres de maneiras muito diferentes

A gestaçãoé um período de muitas transformações para a mulher. Além dos cuidados voltados ao bebê que está na barriga, também é preciso voltar os olhares para a grávida: como tornar esse momento saudável e ainda assim preparar o corpo para o parto?

A chave do segredo para isso pode estar nos exercícios. Colocar o corpo em movimento acaba sendo bom tanto para o corpo físico como para o emocional, além de, é claro, ajudar no parto. Pelo menos é isso que diz o personal trainer Samorai, especialista em movimentos e treinamento 3Dimensional.

"Quando pensamos em gestantes, pensamos essencialmente em alguém que terá uma jornada longa pela frente e essa jornada não se resume só ao tempo de gestação, ela vai muito além porque depois tem filho e tudo isso gera bastante implicação na vida da família, da mulher, das rotinas, dos cuidados que ela passa a ter, de stress que ela não tinha, das horas de sono mal dormidas", afirma ele.

Para exemplificar bem a importância de manter a saúde corporal em dia e ao mesmo preparar para o momento do parto, o personal aponta os principais exercícios recomendados para esse período e os seus respectivos benefícios.

"Mobilidade é uma das coisas mais importantes para a gestante. Se você já tem uma mobilidade bem desenvolvida, isso vai te ajudar muito, mas mesmo que você não tenha, é possível trabalhar durante a gestação. Esse ganho de mobilidade é muito importante", garante. 

O primeiro deles a ser citado por Samorai é o exercício de mobilidade local de toráxica, em que a mulher fica com uma mão para cima e outra para frente, além de outras mobilidades mais voltadas para o quadril, que é fundamental para a gestação e o parto.

"Um exercício de força, por exemplo, é ficar de cócoras e mover o corpo nos três planos, para frente, para trás, para um lado, para outro, rodar. Além de dar sustentação para a gestante durante a gravidez, ainda prepara para o parto. Essa é uma posição que exige do corpo, então é necessário força, potência e mobilidade para chegar nela, que é uma das melhores posições para parto. Uma opção para quem não consegue ficar de cócoras é usar um apoio, como um espaldar ou o TRX, o que torna esses movimentos um pouco mais fáceis", explica o profissional.

Outro exercício que trabalha força é o agachamento. Samorai afirma que tal movimento é unilateral, ou seja, capaz de estimular e trazer mais estabilidade para o quadril, o abdômen e o tronco.

exercícios para grávidas
Mulher grávida faz agachamento

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"Após o nascimento do bebê, a mãe carrega-o muito no colo, então é necessário um fortalecimento para isso. Esse posicionamento é muito similar ao carregar do bebê no colo do ponto de vista das exigências do corpo. Posição de cócoras e exercícios de grande mobilidade são importantes também porque para a criança tudo é no chão, então a mãe precisa agachar o tempo todo. Aquelas que não tiverem essas mobilidades sentem muito na hora de agachar", complementa.

Para finalizar há também os exercícios de relaxamento para soltar a lombar, o quadril, já que a mulher pode sentir dor durante a gestação, já que a barriga pesa. "Fazer esses exercícios no chão para soltar um pouco a coluna ajuda muito nesse processo", diz o instrutor.

A prática da respiração também é fundamental durante o parto, principalmente para poder acalmar e manter a mãe concentrada e focada na tarefa que ela terá que desenvolver. Treinar isso durante a gestação é mais um benefício envolvendo os exercícios físicos.


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