Papo de Mãe
» SAÚDE E ESTÉTICA

Conheça maneiras eficientes de reverter ou prevenir a flacidez facial

A dermatologista Dra. Manu Jorge explica quais os fatores de risco para o problema e as principais formas de tratamento para a flacidez facial

Redação Papo de Mãe Publicado em 16/05/2022, às 06h00

Prevenir os problemas antes mesmo deles surgirem também são atitudes que devem ser estimuladas o quanto antes
Prevenir os problemas antes mesmo deles surgirem também são atitudes que devem ser estimuladas o quanto antes

Com o passar dos anos, as células e a estrutura dos tecidos do rosto envelhecem e perdem a sua tonicidade, um percurso natural da vida, que somado a fatores de gravidade e escolhas de estilo de vida podem levar a visíveis marcas de flacidez facial. Segundo a dermatologista Dra. Manu Jorge, os indivíduos mais propensos a lidarem com essas características são aqueles que possuem alguma herança genética, assim como pessoas de pele muito clara.


​Entre os principais fatores de risco estão a exposição solar intensa, alimentação inadequada, pessoas que emagrecem de forma rápida e sem acompanhamento, mulheres pós menopausa e os tabagistas. “Atletas que praticam corridas longas e de alta performance também têm a tendência de desenvolver uma pele mais flácida”, comenta Dra. Manu.


​A especialista também explica que entre as principais características da condição estão: a frouxidão do tecido muscular e ligamentos; pele sem viço, pois perde água e colágeno; perda de gordura facial; contorno facial mal definido; aparência de cansaço na região próximo aos olhos; declive das pálpebras; e bochechas caídas, semelhante a aparência de “buldogue”.

​Algumas formas de estimular a produção de colágeno são a adoção de tratamentos estéticos, como injetáveis com bioestimulares e tecnologias como a radiofrequência, os lasers e o ultrassom microfonado”, diz Dra. Manu.


​Porém, a dermatologista também explica que embora essas técnicas sejam soluções destinadas à reversão da flacidez, prevenir os problemas antes mesmo deles surgirem também são atitudes que devem ser estimuladas o quanto antes. “Cuidados com a alimentação, a adoção de práticas regulares de atividade física e o cessar do tabagismo são medidas que influenciam bastante na qualidade da pele.”

Veja também 


​Outras recomendações consistem no uso constante de protetor solar e na procura de uma rotina adequada às necessidades de cada pele, sempre com foco na hidratação e na limpeza. Cremes faciais a base de ácido hialurônico, resveratrol, vitamina C e vitamina E são ótimos aliados, pois estimulam as fibras de colágeno e elastina.


“Lembrando que os tratamentos em uma clínica especializada também podem ser iniciados antes da instalação de um quadro de flacidez, para criar um “banco de colágeno”, que consiste na associação de diversos tratamentos com tecnologias e produtos que ativam e intensificam a produção dessa proteína”, orienta Dra. Manu.

dra manu jorge
Dra. Manu Jorge 

Quem é Dra. Manu Jorge?
Formada pela Faculdade de Medicina de Catanduva/SP (FAMECA), a Dra. Manu Jorge ainda possuí título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), além de ser membro do Colégio Ibero-Latino Americano de Dermatologia (CILAD) e membro do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM). Após ter se especializado na cidade de São Paulo, onde clinicou em centros de referência por quase 5 anos, a médica retornou a Cantaduva, cidade em que já atua profissionalmente há 9 anos, como dermatologista e gestora. Atualmente, também é Professora da Pós Graduação de Medicina Estética da Fatesa – Ribeirão Preto.

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

DicasSaúde