Papo de Mãe

Como separar o lixo reciclável na sua casa com a ajuda das crianças

Roberta Manreza Publicado em 30/07/2015, às 00h00 - Atualizado às 09h48

Imagem Como separar o lixo reciclável na sua casa com a ajuda das crianças
30 de julho de 2015


Separar o lixo, limpar e descartar corretamente. Dividir a coleta seletiva entre todos da família, inclusive as crianças, ensina sobre educação ambiental e responsabilidade

Por Carmen Guerreiro Crescer

Crianças separando lixo para reciclagem (Foto: Shutterstock)

Reciclagem é hoje a forma mais fácil de ensinar educação ambiental às crianças. Principalmente, porque isso faz parte da rotina escolar já na educação infantil e deve continuar em casa. Assim, aprender a descartar o que a família consome diretamente pode ser uma lição tão preciosa e cotidiana para o futuro das crianças – e dos adultos! – quanto fazer a cama e arrumar o quarto.

Segundo Fabrício França, diretor do Instituto Triângulo, que promove ações de conscientização ambiental, o mais importante em separar o lixo é entender as consequências positivas que isso traz. “Quando encaminhamos o lixo seco para a reciclagem, garantimos que menos recursos naturais sejam extraídos para a fabricação e outros produtos”, explica. “Também geramos emprego e renda em cooperativas e ONGs, auxiliando um novo mercado de trabalho formado por cidadãos com menos oportunidades.” Por isso, reunimos aqui 9 dicas de especialistas para ajudar você a incorporar a coleta seletiva na rotina da casa e envolver as crianças, que vão adorar participar:

1. Separe o lixo seco e úmido. Para facilitar o processo, não é necessário separar o lixo em papel, plástico, vidro, alumínio, não-recicláveis e orgânicos. Um cesto grande para secos e um menor para úmidos é o suficiente. Não há necessidade de dividir em tipos, porque isso depois vai passar por uma triagem e ser separado novamente”, explica.

2. Não esqueça de passar água nos materiais recicláveis para retirar resíduos, evitar contaminação e odor forte. Algumas embalagens como a caixinha de leite precisam passar por uma limpeza simples. Encha-as de água e aperte até sair todo o líquido. Não precisa lavar os materiais com muita água, afinal, economizar água faz parte do processo de sustentabilidade. Uma dica é deixar os recicláveis dentro da pia na hora de lavar a louça. Assim, a água vai caindo a água e eles vão sendo lavados e enxaguados.

3. Na hora de descartar, armazene os materiais adequadamente para economizar espaço e facilitar o transporte. Para resíduos de papel, jornal, revista, folhetos e papelão, faça um malote amarrado de cada tipo. Para garrafas Pet, retire o ar, amassando e fechando com a tampa. Além disso, é mais seguro utilizar apenas caixas, e não sacos plásticos, para armazenar e transportar vidro.

4. Inclua na lista de compras alguns produtos responsáveis. Colaborar com a reciclagem também significa escolher produtos mais sustentáveis, especialmente sob o ponto de vista da embalagem. Sim, eles são mais caros, mas vale o investimento. Trocar um detergente normal por um sustentável já é uma conquista para o ambiente.

5. Descarte pilhas, baterias, aparelhos eletrônicos e lâmpadas em lugares específicos. Quando jogados no lixo comum, eles demoram muito tempo para se decompor e liberam elementos tóxicos que contaminam os solos. Confira alguns locais de coleta nosite da ONG Cempre

6. Cuidado ao descartar o óleo de cozinha. Se ele escorre pelo ralo impossibilita o tratamento da água que vai para o esgoto. O Instituto Triângulo orienta que você espere o óleo, que não será mais usado, esfriar. Então, use um funil para armazená-lo em garrafa PET e descarte a garrafa. Encontre a central coletora mais próxima em aqui.

7. O que não vira lixo, como isopor, adesivos, guardanapos, papel higiênico, plásticos laminados, deve ser separado dos orgânicos. Em um aterro sanitário moderno, é transformado em energia.

8. Não sabe para onde levar o lixo reciclável? Informe-se na prefeitura de sua cidade se o seu bairro e município possuem coleta seletiva municipal. Nesses casos, existem regras a serem respeitadas, como dia certo para a coleta e às vezes a cor do saco plástico. O mesmo acontece em condomínios e prédios. Algumas redes de supermercados e lojas recebem recicláveis, com o inconveniente de ter que levar os materiais ao local.

9. Além de separar o material orgânico, você pode montar uma composteira, que transforma o lixo em adubo para plantas em poucas semanas. Se mora em apartamento, é só adaptar o tamanho.

Para envolver as crianças na separação dos recicláveis
Existem diversas maneiras de ensinar a coleta seletiva dentro de casa de forma divertida para as crianças também. “A separação do lixo pode ser feita de forma educativa dentro de casa. Junte o lixo que restou ao fazer a refeição e faça a divisão entre seco e úmido em família, para que todos possam saber como e o que separar”, sugere França. Dessa forma, a criança fica responsável pelo descarte correto de tudo que comeu. Outra atividade interessante para as crianças é participar da compostagem, processo em que os orgânicos são enterrados para virar adubo, e depois plantar mudas usando o composto rico em nutrientes. Pode ser legal também fazer um canteiro de ervas medicinais. Para tornar a reciclagem uma brincadeira, a receita infalível é construir objetos com os materiais secos, para ganharem nova utilidade e serem transformados de acordo com a criatividade de cada um.




ComportamentoDicasDiversosFamíliaMãe / PaiHome3 a 8 anos9 a 12 anos