Papo de Mãe
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Como planejar um cardápio mais nutritivo e prático para as crianças

A nutricionista Elaine Pádua dá dicas para incrementar as refeições de maneira simples e com um cardápio nutritivo

Rodrigo Moraes* Publicado em 17/10/2021, às 18h09

É preciso fazer escolhas saudáveis na hora das compras
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“Não sou um cara muito eclético na cozinha. Fico mesmo é no arroz e feijão, literalmente”.

Em tom de lamento, a resposta de Rodrigo Arijon expõe um dilema que muitos pais e mães enfrentam no dia a dia: como lidar com a necessidade de preparar para seus filhos refeições não apenas saudáveis e nutritivas, mas também variadas e apetitosas.

“Como não conheço tanto de cozinha, acabo não me arriscando muito”, resigna-se o ator e comediante que, apesar de morar sozinho em São Paulo, recebe com frequência os filhos Benicio, de 10 anos, e Rafael, de 7, muitas vezes em dias alternados, uma vez que o caçula mora em Campinas, no interior do estado.

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Rodrigo Arijon com os filhos Rafael e Benicio


Ele conta que busca variar as refeições, mas acaba não conseguindo escapar muito da substituição do feijão por lentilha e da carne vermelha pelo frango. Os legumes também não variam muito: abobrinha ou brócolis vão sempre misturados ao arroz.

Para fugir do mais básico, recorre vez ou outra a um macarrão, que ganha molho de atum ou de tomate pelado, ou então às omeletes.

Assista entrevista com Elaine Pádua para o Papo de Mãe

A depender das palavras da nutricionista Elaine Pádua, no entanto, Rodrigo pode ficar despreocupado quanto a sua autoestima como cozinheiro.

“Essa situação retrata a realidade de muitas famílias, que recorrem a busca de uma alimentação mais prática para o dia-a-dia sem se arriscar tanto”, diz a nutricionista, que é autora do livro O que tem no prato do seu filho? Um guia prático de nutrição infantil para pais.

“Isso, porém, pode trazer alguns prejuízos à alimentação, uma vez que as crianças estão em processo de crescimento. Assim, é necessário tentar garantir uma boa variedade de nutrientes, o que fará diferença significativa na saúde delas”, alerta Elaine, que dá algumas dicas para tentar mudar esse quadro.

A primeira delas é fazer com que a criança experimente novos sabores para formar e ampliar o paladar. “Assim, quanto mais variedade o Rodrigo tiver em casa, mais fácil vai ficar.”

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A nutricionista Elaine Pádua


No caso das frutas, por exemplo, elas devem estar na altura dos olhos das crianças, sempre com frutas de fácil acesso. “Para sair da mesmice, por exemplo, é possível uns palitinhos de frutas. Corta um pedaço de morango, um de banana, e uma uva e faz um palitinho colorido”, ensina Elaine, que também indica bater as frutas com iogurte, receita que costuma fazer sucesso.

No caso do arroz e feijão, por exemplo, além dos legumes no arroz, o feijão também pode ganhar um pouco de farinha e couve, o que vai dar crocância. E para o macarrão, além do molho de tomate e atum, é possível pensar em um molho pesto com manjericão e pedacinhos de nozes.

“É interessante para as crianças que não têm costume de comer as hortaliças escuras. Elas podem ser batidas no molho, que com o macarrão fica delicioso”, indica a nutricionista.

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A pedido do Papo de Mãe, para ajudar Rodrigo Arijon e os pais e mães que não se sentem tão confiantes na cozinha e muitas vezes ficam também sem ideias para novidades, Elaine Pádua listou algumas opções de lanches que contém os mais importantes grupos de alimentos para uma criança: frutas, proteínas, carboidratos, oleaginosas e sucos. Confira:

5 opções de lanches


Com fruta

  • Salada de frutas (mamão, banana e maçã, com suco de laranja) + granola sem açúcar + sache de mel + iogurte (lácteo).
  • Bolo simples (cenoura) + leite de coco batido com geleia de frutas + fruta in natura (ótima opção para intolerantes à lactose)
  • Cenoura baby + 1 fruta com casca + leite batido com morango e chocolate

Com suco

  • Pao integral + tomate rodelas + mucarela + manjericão a gosto + suco de uva integral 200 ml +
  • Milho cozido no potinho com cottage (1 colher de sopa) + agua de coco e amora batida
  • Mini Pao sírio com pasta de frango, requeijão e cenoura ralada + suco de maçã

Com castanhas

  • Mix de oleaginosas (castanha para, castanha caju, nozes) + bananinha sem açúcar + iogurte
  • Mix de amêndoas e macadamia + 1 fruta in natura com casca
  • 1 barra de oleaginosas + abacaxi com gengibre

Carboidrato

  • Pipoca caseira com pouco sal + iogurte
  • Muffin de batata + leite de coco batido com geleia de frutas
  • 3 biscoitos integrais + homus + cha de maçã

Proteína

  • suco de uva + tapioca com ovo
  • ovo mexido com cúrcuma salpicada + 1 copo de suco verde
  • iogurte batido c aveia e fruta + 2 torradas com queijo branco


*Rodrigo Moraes é jornalista

**O Programa Nestlé por Crianças Mais Saudáveis é uma iniciativa global da Nestlé, que assumiu o compromisso de ajudar 50 milhões de crianças a serem mais saudáveis até 2030 no mundo todo. Desde 1999 foram beneficiadas mais de 3 milhões de crianças no Brasil.

Com o lema “muda que elas mudam”, a partir de uma plataforma de conteúdo, o programa estimula famílias a adotarem hábitos mais saudáveis e ainda promove um prêmio nacional que ajuda a transformar a realidade de 10 escolas públicas por ano com reformas e mentorias pedagógicas.

Conheça mais no site do programa

Nestlé por crianças mais saudáveis