Papo de Mãe
» EDUCAÇÃO

Como escolher uma escola segura para seu filho? Veja 6 dicas

Prevenção salva vidas e é preciso estar atento também aos riscos na hora de escolher a escola

Erika Tonelli* Publicado em 02/01/2022, às 06h00

A escola precisa ser um ambiente seguro
A escola precisa ser um ambiente seguro

A escolha da primeira escolinha para a criança ou de uma nova escola para o filho é uma decisão importante para pais ou responsáveis. Muitos fatores devem ser avaliados, como: a proposta pedagógica, o número de crianças por sala de aula e os materiais educativos utilizados. Essa lista de prioridades pode variar bastante conforme as necessidades de cada família; entretanto, o que não pode ficar de fora da avaliação é a segurança do ambiente escolar.

Com o retorno das aulas presenciais e as expectativas positivas para o próximo ano, crianças e adolescentes voltam a ficar boa parte do seu dia na escola, assim para evitar acidentes é fundamental que a instituição de ensino garanta que os ambientes sejam seguros e protetores.

Assista ao Papo de Mãe sobre escolha da creche

Mas como avaliar se a escola é segura? Confira abaixo os principais pontos que devem ser observados durante a visita à escola:

  1. Conheça todos os locais que as crianças terão acesso. Então, observe o estado de conservação do espaço e dos móveis. Também verifique se as tomadas estão protegidas, se não há fiação aparente, se as janelas possuem grades ou telas de proteção e se as escadas e rampas possuem piso antiderrapante e corrimão.

  2. Em berçários, ainda é necessário verificar se os berços possuem o selo do Inmetro, seguem as recomendações da ABNT e se não são utilizados por mais de uma criança ao mesmo tempo.

  3. Em relação aos brinquedos que serão utilizados pelos pequenos, é importante que eles estejam em bom estado de conservação. Isso significa que eles não devem ter peças soltas, quebradas ou com partes que possam machucar. Vale ainda se informar se é feita uma inspeção rotineira nesses objetos.

  4. Atenção à segurança do parquinho: ele deve seguir as recomendações da ABNT (como ser de materiais atóxicos e não apresentar lascas) e os brinquedos precisam receber manutenção constante. Veja também se o chão do local é de material que absorve impacto, como grama ou piso emborrachado.

  5. Nos locais para as atividades físicas, verifique se o piso da quadra é nivelado e o material capaz de absorver impacto. Em relação aos equipamentos esportivos, tabelas e traves não podem ter ferrugem. Caso a escola tenha piscina, ela deve ser cercada por grade e o portão de acesso trancado.

6. Verifique também se parcela dos funcionários da instituição de ensino possuem treinamento em primeiros socorros. Essa é uma obrigação prevista na Lei Lucas (Lei 13.722/2018).

Veja também

Acompanhe as redes sociais do Instituto Bem Cuidar: @ibc_institutobemcuidar no Instagram e @ibcinstitutobemcuidar no Facebook e fique por dentro das novidades: em breve teremos um novo e-book sobre segurança em ambientes comunitários!

*Erika Tonelli é coordenadora geral do Instituto Bem Cuidar, unidade meio da Aldeias Infantis SOS para gestão do conhecimento e responsável pela continuidade do legado da ONG Criança Segura.

ColunistasErika TonelliEducação